A Secretaria de Estado da Saúde instalou mais um ponto de coleta para exame da Covid-19 em Curitiba em sistema drive thru. Unidade fica na sede da Central de Apoio da Secretaria da Saúde, no Jardim Botânico. O agendamento neste posto de coleta é realizado após o encaminhamento médico, o funcionamento é de terça a sábado, entre 8h e 14h. O trabalho teve início em 21 de dezembro e até esta segunda-feira (4) foram realizadas aproximadamente 100 coletas de amostras para exames de diagnóstico do novo coronavírus.
Oito pessoas trabalham no local, sendo uma enfermeira responsável e sete bolsistas, que são estudantes de enfermagem e farmácia. Embora a equipe tenha começado a coletar amostras no dia 21, as atividades do grupo iniciaram há mais tempo com a realização de treinamentos para o uso do sistema, para a coleta do swab (tipo de cotonetes flexíveis) pelas vias respiratórios, manuseio dos produtos e amostras e também da paramentação e desparamentação de equipamentos de proteção individual.
ESTRATÉGIA - O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, afirma que a estratégia utilizada foi exitosa e por isso está sendo replicada. “Ofertar a possibilidade de coleta sem precisar sair do carro facilita para a pessoa que muitas vezes não pode deixar o filho sozinho em casa ou que esteja com muitos sintomas”, diz.
A estratégia de coleta de swab em sistema drive thru está em execução desde 14 de maio no Hospital de Infectologia e Retaguarda Clínica - Oswaldo Cruz, em Curitiba. Até o dia 31 de dezembro foram coletadas 11.500 amostras para realização do exame RT-PCR. O exame pelo método RT-PCR identifica a presença do vírus no organismo do paciente é feito a partir da coleta de material genético com swabs nas vias respiratórias.
As amostras são enviadas para o processamento na Unidade de Apoio para Diagnóstico da Covid-19, parceria do Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná), Fiocruz e Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP). Em conjunto com laboratórios públicos e privados, já foram realizados mais de 1,4 milhão de exames pelo método RT-PCR no Estado.