O Governo do Paraná reforçou seu compromisso com a transparência e a governança municipal durante o Paraná Mais Cidades, evento que acontece de quarta a sexta-feira (12 e 14), em Foz do Iguaçu. O Fórum Controla Paraná, que incentiva a adoção de boas práticas nos órgãos de controle interno dos municípios, teve novas 55 adesões durante o primeiro dia de evento. Criado em 2022, o Fórum conta agora com 243 municípios participantes.
O Paraná Mais Cidades, que reúne lideranças dos 399 municípios do Estado, tem como objetivo apresentar programas do governo aos novos gestores, que assumiram a gestão em 2025.
“Foi uma participação excelente logo no primeiro dia. É importante porque isso nos ajuda a disseminar boas práticas de gestão e governança, o que resulta em uma melhor administração e entrega de políticas públicas para a população”, diz a controladora-geral do Estado em exercício, Izabel Marques.
- Ratinho Junior apresenta panorama do Estado a prefeitos no Paraná Mais Cidades
-
No Paraná Mais Cidades, Fazenda lança painel interativo para gestão fiscal de municípios
Entre os novos municípios que fizeram a adesão, está Pato Bragado, na região Oeste do Estado. Para o prefeito da cidade, John Nodari, participar do Fórum é uma oportunidade de ganhar conhecimento técnico. “Nós estamos em busca de melhorar os nossos índices. Vivemos uma política hoje que não basta apenas falar, é preciso mostrar para a sociedade o que estamos fazendo e como estamos fazendo. Queremos fazer mais, melhorar resultados e transparência”, afirma.
Para a controladora-geral em exercício, as boas práticas já implementadas no Governo do Estado podem inspirar as gestões municipais. “A transparência fortalece a confiança da população na gestão e garante que os recursos sejam aplicados com responsabilidade. O Paraná é referência nacional nessa área e queremos que os municípios também avancem nesse sentido”, afirma Izabel.
O reconhecimento citado pela controladora se reflete no Selo Diamante do Programa Nacional de Transparência Pública, concedido pela terceira vez consecutiva ao Portal da Transparência do Estado do Paraná. Com um índice de 97,91%, a plataforma se destaca entre as mais transparentes do país, conforme avaliação da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon).
O procurador de Justiça do Ministério Público e integrante da Rede de Controle da Gestão Pública do Paraná, Maurício Kalache, elogiou o Controla Paraná e ressaltou a importância do Fórum permanente. “Nós somos muito entusiasmados pelo projeto Controla Paraná, pois forma uma rede de apoio mútuo entre os controladores, no sentido de troca de experiências e informações”, disse.
- Governador anuncia suplementação de R$ 15 milhões para Defensoria Pública
- Especialista em liderança pública destaca o Paraná como referência em inovação
PAINEL – Durante o painel no Paraná Mais Cidades, foi realizada uma plenária para aprovação do regimento interno do Controla Paraná, além da capacitação para as prefeituras sobre a atuação dos agentes de controle interno, transparência e compliance.
O painel também abordou a importância do controle social, conceito garantido pela Constituição Federal, que permite à população fiscalizar e questionar o poder público. Uma das ferramentas fundamentais para isso são as ouvidorias municipais, cuja implantação é prevista na Lei Federal 13.460/2017. Apesar disso, apenas 55% dos municípios paranaenses possuem um setor estruturado para receber sugestões, reclamações e denúncias da população.