A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) empossou no fim da semana passada 33 servidores aprovados em concursos públicos de provas e títulos realizados em 2022 e 2023. Eles fazem parte de um quadro de 45 novas contratações e passarão a compor o quadro efetivo de professores de Ensino Superior da Carreira do Magistério Público do Estado do Paraná. Eles foram nomeados pelos Decretos Estaduais nº 7.944, nº 7.945 e nº 7.948, publicados no Diário Oficial do Estado em 13 de novembro. É a maior contratação da história da UENP.
O reitor da UENP, Fábio Antonio Néia Martini, comentou sobre a importância de receber novos membros na comunidade acadêmica. “A nomeação de cada um simboliza mais do que uma conquista pessoal. Representa o fortalecimento da educação pública, a valorização da pesquisa, do ensino e da extensão e o compromisso inabalável com o desenvolvimento da região Norte do Paraná. A chegada de vocês traz novas ideias, novos olhares e, sobretudo, novas esperanças”, celebrou.
O coordenador de Ensino Superior da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Fabiano Gonçalves Costa, destacou a alegria em poder participar de uma posse dessa dimensão no Paraná. “É uma alegria imensa ter uma posse desse tamanho dentro do Sistema Estadual de Ensino Superior. Nosso sistema é bastante diverso e as histórias das sete universidades estaduais vão de encontro à formação profissional do interior do Estado”, comemorou.
"As sete universidades têm a mesma importância porque promovem essa formação profissional em diversas regiões. Hoje, é uma alegria recebê-los no nosso sistema", acrescentou.
- Vestibular da Unespar será no dia 8 de dezembro; são 5,9 mil inscritos
- Estado investe R$ 18,2 milhões em permanência universitária com foco em empreendedorismo
O diretor do Campus Luiz Meneghel da UENP em Bandeirantes, Ricardo Castanho Moreira, reafirmou a importância da universidade na região e ressaltou como a chegada dos novos docentes fortalece o caminho trilhado até o momento atual.
“A UENP está inserida na região no Norte do Paraná, onde é a única estadual atuante, com uma grande abrangência de municípios. Nós contamos muito com o trabalho e dedicação de vocês para continuarmos trilhando este caminho de formação de excelência. Parabenizamos-vos por esta conquista e os recebemos de coração aberto para fazer parte deste time. Tenho certeza que nossa universidade se fortalece muito com a chegada de vocês”, disse.
Para a diretora do Campus Cornélio Procópio, Vanderléia da Silva Oliveira, a realização de um concurso público da dimensão do executado em 2023 é um investimento de muito tempo, recursos e força de trabalho de diversas ordens.
“Este momento de hoje é resultado de muito esforço da universidade e marca o fechamento de um ciclo, onde concluímos a contratação de vocês, e o início de um novo, onde vocês começam uma nova história em suas vidas. Meu desejo profundo é que cada um de vocês que inicia a carreira aqui tenha uma carreira de muita felicidade e muito orgulho de suas trajetórias”, acrescentou.