MUPA recebe a poeta e dramaturga Leda Maria Martins e a jornalista Rosane Borges

Elas participam da mesa de conversa que faz parte da segunda edição do Programa Público,“Corpos ― Indícios, Matrizes ― Espécies”, do Museu Paranaense. Encontro será quarta-feira (10), com início às 19 horas.
05/07/2024 - 11:21

O Museu Paranaense (MUPA) recebe quarta-feira (10), às 19h, a poeta, ensaísta, dramaturga e professora Leda Maria Martins e a jornalista e escritora Rosane Borges. Elas participam da mesa de conversa “Poéticas do corpo, do tempo e da memória”. O evento faz parte da programação da segunda edição do Programa Público, “Corpos ― Indícios, Matrizes ― Espécies”.

Inter-relações entre corpo, tempo, memória e produção de saberes são algumas das questões elaboradas em "Performances do tempo espiralar, poéticas do corpo-tela", de Leda Maria Martins. Nesse encontro, a autora conversa com Rosane Borges sobre a obra.

Leda Maria atua nas áreas de teatro, performance e estudos literários. É doutora em Letras/Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre em Artes pela Indiana University, nos Estados Unidos. Também tem pós-doutorado em Performances Studies pela New York University, Tisch School of the Arts. Lecionou na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Foi professora visitante do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFF, 2023-2024, e da Tisch School of the Arts.

Tem vários ensaios publicados no Brasil e no Exterior. Dentre seus livros, constam: Performances do tempo espiralar, poéticas do corpo-tela; Afrografias da memória; A cena em sombras; Os dias anônimos (Editora Sette Letras), de 1999; O Moderno Teatro de Qorpo Santo; Cantigas de Amares. Em 2022, recebeu o Prêmio Milú Villela da Fundação Itaú Cultural, e em 2023 o Prêmio Funarte de Mestre de Artes Integradas.

Sua obra já foi tema dos simpósios Spiraling Time: Intermedial Conversations in Latin American Arts (Universidade da Califórnia, Berkeley, 2013) e Leda Maria Martins: Pensamentos e poéticas (Universidade de Brasília/Universidade Federal da Bahia, 2021 e 2024. Leda é também Rainha de Nossa Senhora das Mercês, da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário no Jatobá, em Belo Horizonte.

ROSANE BORGES Jornalista e escritora, é doutora em Ciências da Comunicação com pós-doutorado na área, professora da PUC-SP, professora convidada do Diversitas (FFLCH-USP) e pesquisadora do Colabor (ECA-USP). Tem incidência direta no mundo corporativo: atualmente, também é consultora líder em raça e gênero e produtora de inteligência da Rede Globo.

Rosane ministra palestras nas áreas listadas acima; coordena a Escola Longa, uma experiência de educação online, voltada para saberes e fazeres das culturas e pensamento negros. Escreve artigos para a Revista Istoé e contribui com frequência com artigos para a seção Ilustríssima da Folha de São Paulo. É autora de diversos livros, entre eles: Espelho infiel: o negro no jornalismo brasileiro (2004), Perfil biográfico de Sueli Carneiro (2009), Mídia e Racismo (2012), Esboços do tempo presente (2016) e Fragmentos do tempo presente (2021).

Em sua carreira, recebeu os prêmios “Destaque Acadêmico”, da Câmara Brasileira de Cultura (2018); “Presença Negra”, do Coletivo de Artistas e Intelectuais Ligados à Cultura (2016), e Homenagem do grupo “Fala Preta!”, pelo compromisso com a população negra (2006). Este ano foi premiada como Decana do Prêmio +Admirados Jornalistas da Imprensa Brasileira, uma realização do Jornalistas & CIA e receberá ao lado de Chico César o prêmio de reconhecimento pela trajetória na Balada Literária.

Serviço:

Data: quarta-feira (10)

Horário: 19 horas

Mais informações de toda a agenda do Programa Público do MUPA podem ser conferidas AQUI ou acessando o Instagram

Museu Paranaense

Rua Kellers, 289, São Francisco – Curitiba