MUPA exibe filme de Karen Aguiar e promove oficinas de maracatu e máscara teatral

O filme de Karen Aguiar fala sobre o legado feminino no Maracatu Leão Coroado e haverá duas oficinas ainda neste mês de maio. A primeira atividade prática será sobre os instrumentos e o ritmo musical do maracatu. A segunda sobre máscaras. As atividades são gratuitas.
15/05/2024 - 15:00

O Museu Paranaense (MUPA) tem programa para este sábado (18) a exibição do filme de Karen Aguiar sobre o legado feminino no Maracatu Leão Coroado. Além disso estão programadas duas oficinas ainda neste mês de maio. A primeira atividade prática será sobre os instrumentos e o ritmo musical do maracatu, também no sábado. No dia 26 o público poderá aprender sobre máscaras teatrais. As inscrições para as oficinas são gratuitas e podem ser feitas por meio dos formulários na programação.

Dentre os eventos que compõem o Programa Público, uma série de oficinas serão oferecidas para aprofundar a experiência coletiva em torno do tema desta edição: “Corpos ― Indícios, Matrizes ― Espécies”. A próxima atividade prática será a oficina sobre utilização da máscara teatral. Confira abaixo a programação da exibição do filme e das duas oficinas.

Programação:

Sábado (18), às 14h – exibição do filme “Leoas: o legado feminino no Maracatu Leão Coroado”, de Karen Aguiar

Karen Aguiar é a primeira mulher regente do Maracatu Leão Coroado, considerado o maracatu mais antigo em atividade ininterrupta, e Patrimônio Vivo de Pernambuco desde 2005. Ancestralidade, religião, cultura e o protagonismo de mulheres negras são temas em debate no documentário. Mulheres de diferentes gerações partilham suas experiências no Maracatu Nação Leão Coroado, grupo com 160 anos de tradição. Após a exibição, Karen conversa com o público sobre algumas das temáticas centrais do filme. Classificação: Livre

Karen Aguiar é produtora cultural e audiovisual, atual batuqueira-regente e coordenadora administrativa do Maracatu Leão Coroado, neta e discípulo de Mestre Afonso Aguiar, que esteve à frente do Leão Coroado por vinte e dois anos, morto em 2018. Graduanda em Licenciatura em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, busca unir o acesso ao conhecimento acadêmico com o saber cultural da oralidade presente nas agremiações e detidos pelos mestres da cultura popular, para culminar em produções culturais originais, relevantes e acolhedoras.

Sábado (18), das 15h às 18h – oficina de Maracatu

Serão passados ritmos e vozes de cada instrumento (caixa, agogô, bombo e ganzá) no nível básico. A oficina é dirigida tanto a participantes que já tocam maracatu e/ou tem noção musical, como a iniciantes, com pouca ou nenhuma prática musical. É necessário trazer os próprios instrumentos para participar. Atividade gratuita, com inscrição neste formulário.

Domingo (26), às 14h – Oficina de Máscara

Fechando o mês, ocorre a oficina “O Jogo da Máscara Teatral”, com Eduardo Vaccari, do Maschere Ateliê, do Rio de Janeiro. A utilização da máscara teatral oculta o rosto obrigando-nos a transferir o foco de nossa expressão para o corpo inteiro. Essa oficina é uma introdução no jogo da máscara teatral, com o intuito de desenvolver a atenção, a relação com o outro, a capacidade imaginativa, o desenho, a musicalidade e a precisão corporal. Atividade gratuita, com inscrição AQUI.

O ateliê de pesquisa em máscaras teatrais, criado pelo ator, diretor e professor de teatro Eduardo Vaccari, é um núcleo de estudos que tem como princípios de investigação a teatralidade e o mascaramento. Além da oficina "O Jogo da Máscara Teatral", o ateliê mantém, desde sua criação, um Grupo de Estudos com as Máscaras Teatrais que pesquisa diversos mascaramentos como a máscara de tecido, a máscara neutra, as máscaras-objetos, as máscaras larvárias, as máscaras abstratas, as meias máscaras balinesas e da commedia dell'arte. Além disso, desenvolve pesquisas com a musicalidade e com a palavra como possibilidade de mascaramento.

PROGRAMA PÚBLICO – É uma forma de convidar a comunidade a se aproximar, refletir e se envolver com um assunto. Para isso, o MUPA propõe uma programação especial, estendida e gratuita com diferentes ações que evocam determinada temática de forma diversa e interdisciplinar. Nesta segunda edição, de maio a agosto, tem como tema “Corpos ― Indícios, Matrizes ― Espécies”, e convida o público a refletir sobre as linguagens transversais do corpo.

Serviço:

Exibição do filme “Leoas: o legado feminino no Maracatu Leão Coroado, filme de Karen Aguiar”, no sábado (18), às 14h

Oficina de maracatu no sábado (18), das 15h às 18h

Oficina de máscara no domingo (26), às 14h