MON terá oficinas e mediações gratuitas no mês da Consciência Negra

Na exposição “África: Diálogos com o Contemporâneo”, o público participará de uma visita mediada que aprofundará o contato com a arte africana e suas influências na contemporaneidade. Haverá também um ateliê aberto inspirado na mostra africana.
Publicação
24/10/2023 - 13:39
Editoria

No mês em que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro), o Museu Oscar Niemeyer (MON) terá atividades temáticas gratuitas, ministradas pela equipe de educadores. Em 1º de novembro, o Laboratório de Experiências levará o público a explorar as relações entre a aquarela e o grafite, técnica utilizada pela artista Rosana Paulino na obra “Da Série Senhora das Plantas” (2019). Pertencente à coleção permanente do MON, a obra está em exposição na Sala 2. A oficina ocorrerá em duas sessões: às 13h30 e às 15h30.

Na exposição “África: Diálogos com o Contemporâneo”, os visitantes participarão de uma visita mediada que aprofundará o contato com a arte africana e suas influências na contemporaneidade. A atividade será nos dias 8 e 22 de novembro, sempre em duas sessões: 11h e 15h.

O MON também promoverá um ateliê aberto de colagens em 15 de novembro, a partir das 11h, inspirado na mostra africana. Para participar, basta acessar o Espaço das Oficinas antes do horário limite, 15h30.

ÁFRICA - Em cartaz na Sala 4, “África: Diálogos com o Contemporâneo” é composta por um recorte da grandiosa coleção de objetos de arte africana do século 20, doadas ao MON pela Coleção Ivani e Jorge Yunes em 2021. Nesta fase, além das peças do acervo, a mostra exibe obras de seis artistas brasileiros, entre eles Rosana Paulino. A exposição tem curadoria de Paula Braga e Renato Araújo da Silva.

SOBRE O MON - O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Serviço:

Programação Mês da Consciência Negra

Oficinas:
Laboratório de Experiências: Aquarela e Grafite
1º de novembro
Sessão 1: 13h30 às 15h / Sessão 2: 15h30 às 17h
No Espaço de Oficinas
Recomendada para maiores de 3 anos. A participação de um adulto responsável é obrigatória para menores de 14 anos. As inscrições são liberadas 15 minutos antes e por ordem de chegada na fila, sujeitas à lotação.

Ateliê Aberto: Entre Formas e Silhuetas
15 de novembro
Aberto das 11h até 15h30
Espaço de Oficinas
*Recomendada para maiores de 5 anos. A participação de um adulto responsável é obrigatória para menores de 14. As inscrições são liberadas 15 minutos antes e por ordem de chegada na fila, sujeitas a lotação.

Mediações:
“África: Diálogos com o Contemporâneo”
8 e 22 de novembro
Sessão 1: 11h / Sessão 2: 15h
Sala 4
As mediações emitem declaração de horas. Basta assinar a lista de presença no dia e solicitar o documento pelo e-mail educativo@mon.org.br.

www.mon.org.br

GALERIA DE IMAGENS