O Museu Oscar Niemeyer (MON) terá durante todo o mês de setembro oficinas e mediações gratuitas destinadas ao público. As ações serão uma oportunidade de explorar materiais artísticos e de conhecer detalhes sobre as mostras. Para participar não é necessário conhecimento prévio em arte. Além disso, as atividades do período da tarde contarão com intérprete de Libras.
A primeira oficina, “Laboratório de Experiências: Tintas Naturais”, será no dia 4 (quarta-feira), em duas sessões: às 10h30 e às 14h30. Nessa atividade, o público poderá criar tintas a partir de elementos naturais. Serão utilizados materiais como terra, curry, páprica, erva-mate de chimarrão e açafrão.
Além de fabricar as tintas, os participantes poderão explorar outras formas de pintar. A inspiração foi uma das obras da coleção asiática do MON. A oficina é recomendada para maiores de 3 anos. Menores de 14 anos precisam estar acompanhados de um adulto para participar.
No dia 11 (quarta-feira), às 15h, será realizada uma visita mediada na exposição “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”, com curadoria do professor Fausto Godoy, doador da coleção asiática ao Museu. O encontro é uma oportunidade de diálogo entre o público e a equipe de educadores do MON com o objetivo de ampliar as percepções e experiências sobre o colonialismo. O acesso é livre para todos os públicos.
A atividade “Oficina Guache Lavado” acontecerá no dia 18 (quarta-feira) com duração de 1h30. Os participantes irão experimentar a técnica guache lavado, isto é, a mistura de dois materiais: tinta nanquim e guache, resultando no preto e branco. A atividade é inspirada nas obras do artista Poty Lazzarotto que compõem a exposição “Trilhos e Traços – Poty 100 anos”, presente na Sala 6 e com curadoria de Maria José Justino e Fabricio Nunes. A oficina é recomendada para maiores de 7 anos. Menores de 14 anos precisam estar acompanhados de um adulto para participar.
A última atividade do mês acontecerá no dia 25 (quarta-feira). O MON oferecerá ao público a mediação da mostra “Trilhos e Traços – Poty 100 anos”, às 15h. A ação, realizada pela equipe do MON, será uma oportunidade de mergulhar nas temáticas presentes na trajetória artística de Poty, como o Narrador, o Trabalho, o Xingu, o Sagrado, a Guerra, o Cotidiano, o Viajante, o Muralista e o Retratista.
Em todas as atividades, as inscrições serão liberadas com 15 minutos de antecedência, seguindo a ordem de chegada, e estarão sujeitas à lotação.
As atividades que acontecerão no período da tarde (oficinas e mediações) contarão sempre com intérprete de Libras.
- MUPA encerra residência de investigação crítica com laboratório de imaginário radical
-
No MON: artista Domicio Pedroso é tema do Arte para Maiores de setembro
SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.
Serviço:
Oficinas:
"Laboratório de Experiências: Tintas Naturais"
4 de setembro
Sessões às 10h30 e às 14h30 (com duração de 1h30)
Espaço de Oficinas – Subsolo do MON
"Oficina Guache Lavado"
18 de setembro
Sessões às 10h30 e às 14h30 (com duração de 1h30)
Espaço de Oficinas - Subsolo do MON
Mediações:
“Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”
11 de setembro
15h
Ponto de Encontro: Sala 5
Essa atividade emite declaração de horas. Assine a lista de presença no dia e, após o evento, solicite o documento pelo e-mail educativo@mon.org.br
“Trilhos e Traços – Poty 100 anos”
25 de setembro
15h
Ponto de Encontro: Sala 6
Essa atividade emite declaração de horas. Assine a lista de presença no dia e, após o evento, solicite o documento pelo e-mail educativo@mon.org.br
Museu Oscar Niemeyer
Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico – Curitiba