O Museu Oscar Niemeyer (MON) promove na próxima quinta-feira (9), a partir das 19 horas, o segundo ciclo de seminários do projeto “Antes e Agora, Longe e Aqui Dentro”, que propõe uma imersão no acervo da instituição, com o objetivo de gerar conteúdo para o Setor Educativo. A coleção permanente do MON conta atualmente com 14 mil obras de arte. Os seminários são um desdobramento do projeto e debatem questões relativas a acervos.
O projeto consiste em uma pesquisa realizada na coleção permanente do Museu pela professora e curadora Galciani Neves e o Setor Educativo. Neste segundo ciclo de seminários, as questões principais são ligadas ao direito à terra.
O primeiro ciclo aconteceu em outubro do ano passado, no auditório Poty Lazzarotto, com a presença da artista e pesquisadora Glicéria (Célia) Tupinambá e do crítico de fotografia e pesquisador do campo da cultura visual, Ronaldo Entler.
Com duas palestras, o seminário será realizado no Miniauditório, localizado no subsolo do MON, com a mediação de Galciani Neves, curadora da exposição “Antes e Agora, Longe e Aqui Dentro”, em cartaz na Sala 11. A participação é gratuita e, para se inscrever, é necessário preencher o formulário AQUI.
As atividades emitem declaração de horas. Basta assinar a lista de presença no dia e, após o evento, solicitar o documento pelo e-mail educativo@mon.org.br.
A primeira palestra, com o artista Gustavo Caboco Wapichana, abordará o diálogo entre arte contemporânea e as relações entre os sistemas da arte indígena, museus e comunidades. Na segunda, a professora da Divisão de Pesquisa em Arte do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP), Fernanda Pitta, irá propor pensar junto aos artistas sobre suas estratégias de questionamento das estruturas e fronteiras dos museus.
- Com apoio do CJAP, jovens do Paraná são destaque em concurso de arte internacional
- Literatura kitsch é assunto de reportagem especial do novo Cândido
SOBRE A EXPOSIÇÃO – Com a proposta de estabelecer diálogos entre o acervo do MON e a arte contemporânea brasileira, a exposição “Antes e Agora, Longe e Aqui Dentro” apresenta mais de cem obras produzidas por 44 artistas. Entre elas, estão pinturas, desenhos, fotos, esculturas, vídeos, áudios e instalações, reunindo técnicas variadas. Os trabalhos buscam discutir as relações indissociáveis entre corpo e território e os muitos modos de habitar, ser e registrar paisagens.
A partir de uma ampla pesquisa, foram escolhidas obras consideradas relevantes tanto para o contexto de produção artística de Curitiba quanto para a história da arte do Paraná e do Brasil. Dessa forma, celebram a diversidade do acervo do Museu e sua importância.
CONVIDADOS – Gustavo Caboco Wapichana é artista visual, nascido em Curitiba. Trabalha na rede Paraná-Roraima e nos caminhos de retorno à terra. Suas criações com desenho-documento, pintura, texto, bordado, animação e performance propõem maneiras de refletir sobre os deslocamentos dos corpos indígenas e a produção e as retomadas da memória. Wapichana dedica-se também à pesquisa autônoma em acervos museológicos para contribuir na luta dos povos indígenas.
Fernanda Pitta é professora doutora da Divisão de Pesquisa em Arte, Teoria e Crítica do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP). É coordenadora do projeto de pesquisa Decay Without Mourning, Future Thinking Heritage Practices (Riksbankens Jubileumsfond). Seu mais recente projeto curatorial é a retrospectiva “Eleonore Koch: em cena”, em cartaz de 6 de abril a 14 de julho de 2024, no MAC-USP.
SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.
Serviço
Seminário “Antes e Agora, Longe e Aqui Dentro”
Data: 09/05 (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: Miniauditório - Subsolo do MON
Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico – Curitiba/PR
Link para inscrição AQUI