O Museu Oscar Niemeyer (MON) participa com uma programação especial da 22ª edição da Semana Nacional de Museus, que aborda a temática “Museus, Educação e Pesquisa”, apresentando uma reflexão sobre a fundamental atuação destas instituições como impulsionadoras de educação e pesquisa.
O tema é proposto anualmente pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) para o Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio. O MON promoverá encontros com palestras e relatos de experiências, nos dias 13 e 20 de maio, para dialogar sobre a educação museal.
- Paraná quer receber unidade da Escola de Balé da Ópera de Paris
-
Paraná sela parceria para ter filial do Pompidou em Foz do Iguaçu
No dia 13, a palestra de abertura contará com a pesquisadora Martha Marandino. O evento terá a presença de equipes de outros museus e centros culturais de Curitiba, que partilharão experiências de projetos em educação não formal. Para encerrar, a pesquisadora Solange Gabre abordará formas de envolver educação, formação, arte, professores da infância e profissionais do museu na jornada da educação museal.
No dia 20, o MON promoverá dois workshops. Um deles abordará o projeto MON Primeiros Passos, dedicado ao atendimento de crianças de 1 a 2 anos no espaço do museu. O outro apresentará o projeto Acesse para Perceber, um dispositivo de mediação cultural dedicado ao público espontâneo.
As atividades são gratuitas, mas exigem inscrição prévia por este link.
Programação:
Dia 13 de maio, às 15h - Palestra de abertura “A pesquisa educacional nos museus: olhares sobre exposições e públicos”, com Martha Marandino
A palestrante proporá reflexões sobre o tema do evento, abordando exemplos de pesquisas em museus que analisam exposições e públicos com base nos referenciais da pesquisa em educação.
Martha Marandino é professora associada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) e bolsista de Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) Nível 1D. Possui licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (USU – 1987), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio – 1994), doutorado em Educação (2001) e livre-docência pela USP (2012).
É coordenadora do Grupo de Estudo de Pesquisa em Educação não Formal e Divulgação da Ciência (GEENF) e atua no ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Ensino de Ciências e Educação em Museus, principalmente nos seguintes temas: ensino de biologia, educação não formal, educação em museus e divulgação científica.
Dia 13 de maio, às 16h30 - Mediação cultural | Relatos de experiências
Nessa mesa-redonda, educadores do Museu Paranaense, Fundação Cultural de Curitiba e Caixa Cultural Curitiba vão compartilhar importantes projetos e formas de pensar a Mediação Cultural em diferentes espaços de educação não formal.
Dia 13 de maio, às 19h - “Habitar o museu com a criança pequena: pesquisa e formação como possibilidade”, com Solange Gabre
Abordando a pesquisa realizada no contexto do Museu Municipal de Arte de Curitiba (MuMA), a pesquisadora tratará da investigação que envolveu professoras da Educação Infantil e profissionais de museu em um processo de formação colaborativa que resultou na exposição “Com olhos de criança – o acervo do MuMA”, com mediação compartilhada. A ação evidenciou uma possibilidade para efetivar as políticas de acesso das crianças pequenas no museu de Arte.
Solange Gabre é professora na rede municipal de ensino de Curitiba e autora do livro “Habitar o Museu com a Criança Pequena: formação colaborativa como possibilidade”.
Possui graduação em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas pela FAP (atual Universidade Estadual do Paraná – Unespar); especialização em Museologia pela Embap (Unespar) e em Educação Especial/Inclusão pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Universidade da Região de Joinville (Univille), além de doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio na Universidad Complutense de Madrid (Espanha).
Dia 20 de maio, 10h - Laboratório de investigação – MON Primeiros Passos
Essa atividade especial vai reunir pessoas interessadas em aprofundar pesquisas, práticas e experiências possíveis no desenvolvimento de ações focadas no público infantil de 1 a 2 anos.
Dia 20 de maio, 14h30
Laboratório de investigação – Acesse para Perceber
A ação especial reunirá pessoas interessadas em aprofundar pesquisas, práticas e experiências possíveis no desenvolvimento de ações focadas no público espontâneo.
SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.
Serviço:
Semana Nacional de Museus no MON
Data: 13 e 20 de maio
Inscrições AQUI
Museu Oscar Niemeyer
Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico - Curitiba