MON apresentou iniciativas de inclusão com autistas em evento internacional em Paris

O tema do estudo de caso apresentado pelo Museu no CTA foi "Acolhendo a Comunidade Autista: inclusão dos públicos no processo de tomada de decisão". Programa MON para Todos criou a primeira Sala de Acomodação Sensorial (SAS) em um museu no Brasil.
Publicação
04/04/2024 - 14:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Museu Oscar Niemeyer (MON) participou, dos dias 2 a 4 de abril, do evento Communicating The Arts (CTA), em Paris, na França. O MON foi selecionado como palestrante dessa que é a maior e mais importante conferência sobre museus e arte no mundo.

A apresentação, conduzida por Juliana Vosnika, diretora-presidente do Museu; Marina Pasetto, arquiteta autista; e Cristine Pieske, responsável pela gestão de públicos, abordou o desenvolvimento do programa MON para Todos – Pessoas Autistas. Essa semana foi marcada pelo Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo.

O tema do estudo de caso apresentado pelo Museu no CTA foi "Acolhendo a Comunidade Autista: inclusão dos públicos no processo de tomada de decisão". A palestra abrangeu as estratégias de inclusão adotadas para aprimorar a acessibilidade no Museu, não só nos espaços, mas também no preparo das equipes que trabalham no MON, a fim de atender às necessidades das pessoas autistas.

Essas atividades são desenvolvidas pelo Núcleo de Acesso e Participação (NAP), uma equipe multidisciplinar criada em 2019 com a missão de melhorar o acesso dos públicos ao Museu, trabalhando na construção de soluções de acessibilidade e inclusão social.

Uma dessas iniciativas foi a criação da primeira Sala de Acomodação Sensorial (SAS) em um museu no Brasil. A SAS é um espaço pensado para pessoas autistas e neurodivergentes que precisam de um local reservado e com estímulos reduzidos para se reorganizarem em uma eventual crise despertada pela visita. 

A apresentação foi encerrada citando os impactos e retornos dessas estratégias, com cada vez mais visitantes autistas, bem como eventos e atividades educativas promovidas para esse público. As iniciativas do Museu têm aumentado a demanda por acessibilidade em outras instituições na cidade de Curitiba.

CTA – Fundado em 2000 como "Communicating the Museum", o atual Communicating the Arts (CTA) é a principal conferência de comunicação de artes em âmbito global. O evento acontece anualmente em diferentes cidades e já atraiu mais de 10 mil participantes ao longo de seus 24 anos. O CTA reúne especialistas de todo o mundo para debater as principais tendências e desafios na relação entre arte e comunicação, educação e envolvimento dos públicos.

Na edição de 2024, que aconteceu em Paris, mais de 200 palestrantes (da Europa, Américas, Ásia e África) compartilharam suas experiências e estratégias dentro da temática da conferência: gerar impacto positivo e responsabilidade social por meio do desenvolvimento de práticas sociais e sustentáveis no setor das artes.

Entre os participantes, estiveram presentes líderes, diretores, educadores e artistas de instituições e museus, tais como a Organização das Nações Unidas (ONU), o Museu Nacional da Dinamarca, o Museu de História Natural de Paris e o Queens Museum, nos Estados Unidos.

SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

GALERIA DE IMAGENS