O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) lança nesta sexta-feira (19) a campanha de coleta de lixo eletrônico Tech Trash, em parceria com o Programa Aoca Eco Arte e o Instituto Ibrasa. O objetivo é disponibilizar o museu como ponto de coleta de equipamentos eletroeletrônicos quebrados, obsoletos ou para descarte adequado, além de promover a conscientização sobre resíduos tecnológicos.
A iniciativa faz parte das ações da Semana Nacional de Museus, que em sua 21ª edição traz a temática "Museus, sustentabilidade e bem-estar", enfatizando o compromisso do espaço museal com a sustentabilidade e o bem-viver.
Ainda na data de lançamento (19), às 17h30, o museu recebe o educador ambiental, bacharel em Direito e engenheiro agrônomo Cassio Angelo Fabri para a ação educativa "Obsolescência programada e consciência verde", apresentando ao público discussões sobre o tema, além de maneiras de reduzir impactos ambientais.
Enquanto instituição dedicada à preservação e difusão da cultura audiovisual, bem como a salvaguarda de tecnologias que envolvem a imagem e o som, o MIS-PR reconhece sua responsabilidade na gestão adequada do lixo tecnológico, apoiando iniciativas que promovam a conscientização sobre o descarte adequado de equipamentos eletrônicos.
- Museu Oscar Niemeyer promove nova edição da atividade infantil “Uma Noite no MON”
-
Exposição de Efigênia Rolim e Hélio Leites no MAC-PR é finalista do prêmio ABCA
CAMPANHA – A campanha Tech Trash surgiu durante a pandemia, no Aoca Bar em Curitiba, como uma forma de viabilizar a produção cultural por meio da coleta de resíduos tecnológicos e apoiar a produção audiovisual de arte periférica e descentralizada. Além da coleta de eletrônicos, o programa também promove atividades ecológicas e ações formativas, focadas em cultura, inclusão digital e educação tecnológica.
Serviço:
Ação educativa: Obsolescência programada e consciência verde
Data: 19 de maio, sexta-feira
Horário: 17h30
Local: Museu da Imagem e do Som do Paraná - Barão do Rio Branco, 395 - Curitiba
Entrada gratuita