Em um passado nem tão distante, ouvir música envolvia uma pequena operação de guerra. Montar uma playlist era tarefa para semanas de curadoria de discos, ouvido atento nas rádios e muita precisão no apertar de botões. Para ver um filme novo era preciso sair de casa, rumo a uma locadora, e ter alguma sorte de que ninguém mais pegou a fita antes de você. Nesse passado, a pesquisa para os trabalhos de escola começava pela enciclopédia enfileirada na estante da sala.
Com a ideia de captar o espírito deste tempo, os saudosos anos 80 e 90, o Museu da Imagem e do Som do Paraná inaugurou sua sala interativa. O espaço, batizado como "Lembranças dos Anos 80/90", recria a sala de estar de muitas famílias de classe média brasileira, com televisores de tubo, videocassetes e aparelhos de som que eram praticamente obrigatórios em toda casa.
Segundo Mirele Camargo, diretora do MIS-PR, a sala interativa é uma forma de dar vida a parte do acervo tridimensional do Museu, que conta com centenas de aparelhos de diferentes épocas. “Agora, porém, eles não apenas estão integrados ao seu contexto de uso original, como também se tornam um convite para a experimentação, já que mães e pais podem trazer seus filhos para que tenham um gostinho do que foi sua própria infância”, afirma.
“O pessoal do MIS teve a ideia e me procurou. E aí começou um processo que misturou pesquisa e memória afetiva que foi uma viagem no tempo. Foi uma delícia lembrar das fitas VHS, de rebobinar cassetes com caneta Bic e pesquisar em enciclopédias. A sala é resultado dessa viagem”, conta Mariana de Oliveira Castro, a diretora de arte da sala.
O espaço interativo foi inaugurado ao longo da Primavera dos Museus, em setembro, e fica aberto para visitação até 20 de dezembro. A instalação conta ainda com a produção de Heloise Sabatella e Roberta Oliveira Castro.
Serviço
Sala de Estar Interativa Anos 80/90
Visitação: terça a sexta-feira, das 9h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h
Entrada gratuita
MIS-PR (Rua Barão do Rio Branco, 395, Centro - Curitiba)