MAC-PR será palco de peça no Festival de Teatro de Curitiba

Com direção de Diego Fortes e texto do chileno Guillermo Calderón, o espetáculo Dezembro trata de temas como xenofobia, família, nacionalismo e política, tendo como pano de fundo os desdobramentos de uma guerra do Chile contra o Peru e a Bolívia.
Publicação
15/03/2019 - 10:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A peça Dezembro, que integra a mostra oficial do Festival de Teatro de Curitiba 2019, será encenada no Museu de Arte Contemporânea do Paraná de 4 a 7 de abril. Em função das obras de reforma e restauro, o MAC-PR funciona temporariamente nas salas 8 e 9 do Museu Oscar Niemeyer (MON).

Com direção de Diego Fortes e texto do chileno Guillermo Calderón, o espetáculo da A Armadilha Cia de Teatro, que estreia no festival, trata de temas como xenofobia, família, nacionalismo e política. O pano de fundo da história são os desdobramentos, em um futuro próximo, de uma guerra do Chile contra o Peru e a Bolívia, discutidos na véspera de Natal pelo soldado Jorge e suas irmãs, Paula e Trinidad, interpretados por Alan Raffo e pelas atrizes Fernanda Fuchs e Ludmila Nascarella.

Para a diretora do MAC-PR, Ana Rocha, receber uma peça no museu se conecta ao propósito de levar projetos mais experimentais ao MAC-PR e, assim, trabalhar em conjunto com outras linguagens de arte, como o teatro e o cinema. “A ideia é conectar o museu com a produção contemporânea de teatro, cinema, performance e dança”, diz.

Além disso, ressalta Ana, a peça é uma oportunidade de trazer novos frequentadores ao local. “Talvez o público do festival não frequente necessariamente o MAC-PR. Então, essa ação mistura públicos diferentes e plurais”.

AUTOR E DIRETOR - Natural de Santiago, Calderón é diretor, dramaturgo e roteirista. Já colaborou com roteiros de longas-metragens como Julieta se fue a los cielos e O Clube e Neruda, indicados a melhor filme estrangeiro no Globo de Ouro.

O diretor curitibano Diego Fortes é autor de trabalhos como O Grande Sucesso, texto pelo qual recebeu o Prêmio Shell de melhor autor em 2017. Só em 2018, encenou três peças latino-americanas, entre elas Molière, da mexicana Sabina Berman, que conta com Matheus Nachtergaele no papel-título, e Poses para Dormir, da argentina Lola Arias.

Serviço
Peça Dezembro
Estreia nacional na Mostra 2019 do Festival de Curitiba
4, 5 e 6 de abril, às 21 horas; 7 de abril, às 19 horas
Local: Museu Oscar Niemeyer, sala 9
Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico – Curitiba
(O MAC-PR funciona temporariamente nas dependências do MON)
Ingressos no site do festival

GALERIA DE IMAGENS