MAC-PR promove palestra com a psicanalista Priscila Frehse

Ela abordará aspectos da arte de mulheres negras contemporâneas. A programação é parte da mostra Ero Ere, prorrogada até 29 de setembro. A palestra acontece no sábado (10), das 15h às 17h, na sala 8 do MO, espaço que abriga o MAC-PR temporariamente.
08/08/2019 - 16:37

O Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) promove neste sábado (10), a partir das 15 horas, a palestra Nós entre mulheres: bordas e bordados, com a psicanalista Priscila Frehse. Mestre em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), ela abordará o que se inscreve por meio da arte de mulheres negras contemporâneas, sobretudo pelos bordados e pela arte têxtil desenvolvida.

A conversa será na sala 8 do Museu Oscar Niemeyer, espaço utilizado pelo MAC no período em que sua sede passa por reforma. No mesmo local está em cartaz a mostra Ero Ere: negras conexões, cuja visitação foi prorrogada até 29 de setembro.

A exposição reúne trabalhos do coletivo homônimo formado por artistas visuais negras residentes em Curitiba: Claudia Lara, Eliana Brasil, Fernanda Castro, Kênia Coqueiro, Lana Furtado, Lourdes Duarte e Walkyria Novais. A curadoria é do pesquisador e professor Emanuel Monteiro.

Formado em 2018, o Coletivo Ero Ere – que em yorubá significa “salve a gamaleira”, árvore de raízes fortes, símbolo religioso de matriz afro-brasileira –surgiu a partir de uma pesquisa da artista Eliana Brasil, que está terminando sua graduação em Artes Visuais na UFPR, sobre a presença de artistas negras contemporâneas em Curitiba.

Serviço:
Palestra Nós entre mulheres: bordas e bordados, com Priscila Frehse

Data: 10/08 (sábado)
Local: sala 8 do MON
30 vagas por ordem de chegada
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada).

Exposição Ero Ere: negras conexões
Sala 8 do MON (espaço temporário do MAC-PR)
Período expositivo: até 29 de setembro de 2019
Rua Marechal Hermes, 999
Visitação: de terça-feira a domingo, das 10h às 18 horas.
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)
Quartas-feiras gratuitas