MAC-PR participa da 17ª Primavera dos Museus com programação especial

O MAC Paraná participa com uma série de propostas gratuitas para o público, parte embasadas nas exposições que estão atualmente em cartaz no museu, além de novos eventos, oficinas, mediações e mesas de conversas. Entre as atrações estão a obra de André Malinski e o Encontro em Performance no Equinócio de Primavera.
13/09/2023 - 12:10

A Primavera dos Museus, tradicional evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), chega este ano à sua 17ª edição com o tema “Memórias e Democracia: Pessoas LGBT+, Indígenas e Quilombolas”. O MAC Paraná participa com uma série de propostas gratuitas para o público, parte embasadas nas exposições que estão atualmente em cartaz no museu, além de novos eventos, oficinas, mediações e mesas de conversas com artistas convidados.

Entre as atrações estão a obra do carnavalesco André Malinski e o Encontro em Performance no Equinócio de Primavera.

De acordo com a diretora Carolina Loch, o MAC-PR está extremamente alinhado com o tema da edição de 2023 da Primavera dos Museus. “Dos últimos para cá, o MAC vem pensando sua programação com todas essas pautas incluídas e tentando, de alguma forma, construir um futuro diferente do que vem sendo feito ao longo da história", afirma.

Ela acrescenta que todos os convidados das atividades propostas este ano são muito sensíveis, fortes e potentes. "Eles vão dar conta de oferecer ao público conversas importantes e necessárias, envolvendo as pessoas nas questões de memória, democracia e representatividade LGBT+, indígena e quilombola através da arte".

PRIMAVERA DE MUSEUS – A Primavera dos Museus é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que ocorre anualmente no início da primavera, envolvendo museus e instituições culturais em todo o Brasil. O tema “Memórias e Democracia: Pessoas LGBT+, Indígenas e Quilombola” cria espaços de reflexão e diálogo sobre o papel de grupos marginalizados ou inviabilizados na construção artística e democrática.

O objetivo é estimular que os museus, detentores e promotores da memória, da cultura e das artes contribuam para o reconhecimento, a valorização e o protagonismo das pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas na produção das suas próprias memórias.

Confira a programação completa:

Segunda-feira, 18/09 | das 14h30 às 16h

Visita guiada na mostra “Ponto de Inflexão”

Local: Sala Adalice Araújo

Inscrições gratuitas AQUI

O público poderá participar de uma mediação da mostra, que apresenta obras de três premiados no 67º Salão Paranaense de Arte Contemporânea: Claudia Lara, Diogo Duda e Rogério Vieira, artistas negros selecionados em um momento de total reformulação do Salão Paranaense – o prêmio de arte mais longevo do Brasil.

Terça-feira, 19/09 | das 19h às 20h30

Conversa: “Democracia e Memória na prática artística”, com Ayala Prazeres e Diogo Duda

Mediação: Joanes Barauna

Local: Auditório Poty Lazzarotto

Inscrições gratuitas AQUI

O tema da 17ª Primavera dos Museus é “Memórias e democracia: pessoas LGBT+, Indígenas e Quilombolas”. Nessa conversa, é proposto um espaço de diálogo para ouvir e entender como cada um dos convidados pensa a democracia em construção no campo artístico, bem como a relação de preservação de suas subjetividades e suas experiências institucionais.

Quarta-feira, 20/09 | das 14h às 16h

Oficina do Educativo: "Malinski-se"

Inscrições gratuitas AQUI

A oficina será uma celebração do espírito carnavalesco que permeou a obra de André Malinski, convidando os participantes a se deixarem envolver por sua criatividade. Inspirados pela sua rica produção e a cativante exposição que o celebra, o público terá a oportunidade de mergulhar na atmosfera vibrante e festiva do Carnaval, festa tão importante no país e em sua carreira. Serão disponibilizados diversos materiais para estimular a expressão individual de cada participante, dando vida a máscaras de Carnaval únicas.

Quarta-feira, 20/09 | das 19h às 20h

A Torre: ativação da mostra “Reforma: formas de ver” – Presenças Travestis

Artistas: Malena Stefano, Vitória Gabarda e Yaraçá Silva

Musicistas: Dharma Jazz e Verçosa

Local: Sala 09 do MAC no MON; entrada gratuita pela rampa caracol

O público acompanhará uma performance chamada “A Torre”. Será uma ativação da mostra “Reforma: formas de ver”, que reúne cinco travestis no espaço expositivo para, assim como na carta do Tarot, intervir em uma estrutura, de forma a evocar mistérios e recriar as presenças naquele espaço. Jogos de visibilidade, presença e materiais enunciam possibilidades de futuro e desejos.

Quinta-feira, 21/09 | das 19h às 21h

Conversa "Memória e Territórios"

Local: Auditório Poty Lazzarotto

Convidados: Yva Ruiz, Fernanda Castro e Luana Mello

Mediação: Milena Ribeiro

Inscrições AQUI

Essa conversa propõe entender como cada uma das convidadas pensa a respeito das questões de territorialidade e produção de memória dentro do campo das artes e suas instituições.

Domingo, 24/09 | das 10h às 18h

3° Encontro em Performance – Equinócio de Primavera

Local: Salão de eventos do MAC no MON

Inscrições para performances AQUI

O Encontro em Performance do MAC Paraná, que em setembro chega a sua terceira edição – realizado sempre nos solstícios e equinócios –, será em 24 de setembro, das 10h às 18h, dia do Equinócio de Primavera. Além de artistas convidados, o museu também abre uma chamada a todas e todos que queiram integrar a programação com suas pesquisas e propostas de performance arte, que acontecerão simultaneamente das 16h às 18h.

Serviço:

17ª Primavera dos Museus no MAC Paraná