MAC-PR abre nesta quinta-feira festival que celebra a produção audiovisual contemporânea

No Festival de Audiovisualidades o público poderá conferir uma seleção de curtas-metragens, videoartes e experimentações de até 15 minutos. Evento busca enriquecer o acervo do Museu de Arte Contemporânea oferecendo prêmio aos vencedores das mostras competitivas. A entrada é gratuita.
Publicação
01/07/2024 - 15:58
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Começa nesta quinta-feira (4) a primeira edição do Festival de Audiovisualidades do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR), que segue até domingo (07) e acontece no Auditório Poty Lazzarotto do Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba.

Organizado pela Associação de Amigos do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (AAMAC), o festival celebra a produção audiovisual contemporânea, com uma seleção de curtas-metragens, videoartes e experimentações de até 15 minutos. A programação inclui, ainda, palestras, lançamento de livros, uma cerimônia de premiação e uma mostra universitária.

Além de promover a produção e circulação de obras audiovisuais, o evento busca enriquecer o acervo do MAC-PR, oferecendo prêmio-aquisição aos vencedores das mostras competitivas. A entrada é gratuita, garantindo acesso livre ao público, sujeita à capacidade do espaço. Com um olhar especial na acessibilidade, o evento também contará com exibição de filmes com janela de Libras e audiodescrição. Além disso, será oferecida uma oficina acessível de produção audiovisual voltada para pessoas surdas e ensurdecidas, com suporte de intérprete de sinais.

Outro destaque é que, para expandir seu alcance, o festival também terá, ainda neste mês de julho, exibições itinerantes nas cidades de Jacarezinho, no Norte Pioneiro, e em Londrina, na região Norte.

ACERVO – O acervo do MAC Paraná inclui diversas obras em vídeo, anteriormente classificadas como videoarte ou registros de performance. “Ao revisitar esse acervo, percebemos que essa nomenclatura estava se tornando antiquada”, diz Carolina Loch, diretora do museu. “Agora, precisamos encarar essas obras como parte de uma coletânea de audiovisualidades, uma abordagem mais atual e abrangente para a instituição”.

Outro objetivo é promover novos artistas e agregar suas obras ao acervo do museu. “A partir de um edital, artistas de todo o Brasil puderam se inscrever, e uma curadoria criteriosa selecionou as obras para exibição, que entrarão para o acervo do MAC Paraná a partir de voto popular”, explica Carolina Loch. 

A iniciativa foi organizada por meio de um edital para inscrições de artistas, cineastas e videomakers. Serão exibidos oito trabalhos audiovisuais da coleção do MAC Paraná na mostra de acervo. Além disso, quatro outras mostras, com obras selecionadas pelo edital, fazem parte da programação.

Essas obras selecionadas pelo edital serão exibidas em quatro categorias temáticas. Três delas são competitivas: Arte Urbana; Diversidade, Memória e Resistência e Práticas Contemporâneas. Os trabalhos concorrem a prêmios por votação popular. Três artistas receberão R$ 2 mil e terão suas obras incorporadas à coleção do MAC-PR. A quarta categoria, “Sustentabilidade”, não competitiva, é destinada exclusivamente a produções de estudantes universitários.

ACESSIBILIDADE A Mostra de Acervo Audiovisual do MAC-PR, que acontece no quarto dia de programação e vai exibir filmes com janela de Libras e audiodescrição, apresenta filmes da coleção audiovisual do Museu. A coleção inclui registros do Faxinal das Artes (2002), um inovador programa de residência artística no Interior do Paraná, e obras exibidas no 67º Salão Paranaense (2021).

No mesmo dia, será oferecida uma oficina acessível de produção audiovisual voltada para pessoas surdas e ensurdecidas, ministrada por Daniela Klem e Felipe Fiedler, com suporte de intérprete de Libras. A Mostra de Acervo Audiovisual do MAC-PR, com acessibilidade, começa no dia 7 de julho, às 15h, seguida pela Oficina de Produção Audiovisual, às 16h30. Todas as atividades são gratuitas e livre de inscrição, com entrada sujeita a lotação.

ITINERÂNCIA – Para Carolina Loch, a democratização do acesso é essencial para não limitar a programação apenas a Curitiba. “Estamos expandindo nossas atividades para outras cidades, garantindo que o conteúdo da Capital seja compartilhado e reforçando a ideia de que o MAC-PR não é apenas um museu de Curitiba, mas sim do Estado todo”, afirma.

Em Jacarezinho, no dia 10 de julho, às 20h, será apresentada a mostra "Diversidade, Memória e Resistência". O evento também contará com um bate-papo com a curadora Aricia Machado. Mestra em Cinema e Artes do Vídeo pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e em Ecologia e Evolução pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Aricia é artista multimídia, diretora de arte e pesquisadora das artes do vídeo.

O evento será no Museu de Arte e Cultura Popular do Norte do Paraná, localizado no Parque Universitário de Ciência, Cultura e Inovação da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Avenida Marciano de Barros, 700.

Depois o festival seguirá para Londrina, onde a mesma mostra "Diversidade, Memória e Resistência" será apresentada no dia 12 de julho, às 19h, no Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss. Após a exibição, haverá uma mesa de conversa com professores da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O museu está situado na Rua Benjamin Constant, 900.

MOSTRAS – A mostra “Práticas Contemporâneas” acolhe produções audiovisuais voltadas à experimentação de processos, técnicas, estéticas e poéticas da arte contemporânea. A seleção abrange temas relevantes para a sociedade atual, explorando novas formas de expressão e reflexão crítica.

“Diversidade, Memória e Resistência” tem como propósito destacar perspectivas sub-representadas no campo audiovisual, contribuindo para a conscientização e o diálogo sobre questões de raça, gênero e sexualidade.

A mostra “Acervo Audiovisual do MAC Paraná” exibe filmes com janela de Libras e audiodescrição. Com foco na acessibilidade, apresenta obras pertencentes à coleção audiovisual do MAC Paraná.

“Arte Urbana” envolve produções audiovisuais vinculadas ao ambiente urbano, explorando intervenções artísticas nas cidades e práticas que ativam esses espaços.

Já a mostra “Sustentabilidade”, composta por produções universitárias, abrange trabalhos audiovisuais que dialogam com o tema da preservação ambiental, promovendo a experimentação com meios e processos sustentáveis e abordando questões dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A programação oficial está disponível neste documento e mais informações no site oficial do evento.

Serviço:

1º Festival de Audiovisualidades do MAC Paraná

Site oficial: www.festivalaudiovisualidades.com.br

Data: 4 a 7 de julho de 2024

Local: Auditório Poty Lazzarotto – Museu Oscar Niemeyer

Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico – Curitiba

Itinerâncias

Jacarezinho: Museu de Arte e Cultura Popular do Norte do Paraná, Av. Márciano de Barros 700 – dia 10 de julho às 20h

Londrina: Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss, R. Benjamin Constant 900 – dia 12 de julho às 19h

GALERIA DE IMAGENS