Londrina sedia a partir desta quarta-feira (19) a oitava edição dos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (Parajaps), evento de rendimento com a participação de diversos paratletas medalhistas em Sul-Americanos, Pan-Americanos e Paralimpíadas. A abertura oficial será na quinta-feira (20), às 19h, no ginásio do Colégio Vicente Rijo, com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Júnior. As disputas iniciam um dia antes.
A competição terá número o recorde de 50 cidades, sete a mais do que na última edição, e estão confirmados 1.132 atletas. São cerca de 1,7 mil participantes entre organizadores, arbitragem e dirigentes. As disputas iniciam na quarta-feira (19) e encerram no domingo (23), em 14 praças esportivas.
A maior delegação será a de Cascavel, com 237 integrantes, entre atletas, técnicos e dirigentes. Curitiba veem em seguida, com 217 participantes, e Maringá, com 189 pessoas. A capital paranaense é a maior vencedora de todas as edições da competição desde que foi criada em 2012.
Neste ano serão 17 modalidades: atletismo, basquetebol em cadeira de rodas, bocha adaptada, futsal - deficiência intelectual, goalball, golf 7, handebol em cadeira de rodas, Handebol - deficiência intelectual, natação, parabadminton, paracanoagem, paraciclismo, parataekwondo, rugby em cadeira de rodas, tênis de mesa, vôlei sentado e xadrez.
A modalidade de rugby em cadeira de rodas já aconteceu no último fim de semana em Curitiba. A equipe da Capital garantiu o título de forma invicta ao vencer os dois confrontos por 30 a 16 e 38 a 20. Colombo ficou com na segunda posição e Campo Largo encerrou em terceiro lugar.
AVANÇOS - A equipe organizadora da Esporte Paraná está desde sábado (15) em Londrina acertando todos os detalhes. Pensando no conforto e buscando evoluir em todos os aspectos, o governador Carlos Massa Ratinho Júnior determinou que todos os atletas ficassem hospedados em hotéis. Essa era uma preocupação que os envolvidos na realização dos Parajaps sempre tinham e que agora foi finalmente solucionada.
“Receberemos aproximadamente 2 mil pessoas entre atletas, dirigentes, comissão executiva estadual e comissão executiva municipal, e depois de um hiato de dois anos teremos hotel para todos os participantes. Isso é motivo para comemorarmos”, destaca o supervisor de Esporte e Rendimento da Esporte Paraná, Emerson Venturini ‘Milico’.
“O Governo do Estado tem a preocupação com o fomento do esporte paralímpico, não apenas pelo seu crescimento competitivo, que tem hoje no Paraná uma referência nacional, mas principalmente no que se refere à criação de um cenário que permita mais qualidade de vida e a possibilidade de uma carreira vitoriosa para a pessoa com deficiência”, destaca o diretor-presidente da Esporte Paraná, Hélio Wirbiski.
As três primeiras edições dos Parajaps foram realizadas em Londrina. Na sequência Curitiba sediou o evento por dois anos consecutivos e em 2017 Maringá recebeu a disputa. Agora, Londrina sedia a competição pelo segundo ano consecutivo.
Os Parajaps, direcionados exclusivamente para pessoas com algum tipo de deficiência, são organizados e executados pelo Governo do Estado por meio da Esporte Paraná.