Live ajuda municípios a buscar recursos no Ministério do Desenvolvimento Regional

Objetivo foi orientar e capacitar servidores dos municípios paranaenses a operarem o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, do governo federal. Com ele, é possível diagnosticar as necessidades de cada cidade e acompanhar os avanços.
15/04/2021 - 16:40

Durante live realizada nesta quinta-feira (15), o Instituto Água e Terra (IAT) intermediou uma conversa direta entre municípios paranaenses e o Ministério do Desenvolvimento Regional para orientações referentes ao Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). A transmissão está disponível no canal Portal Sedest no Youtube.

O SNIS é um sistema do governo federal que compila, avalia e disponibiliza dados sobre questões de saneamento e sanitárias de todos os municípios brasileiros que preencham as informações do portal. Com ele, é possível diagnosticar as necessidades de cada cidade e acompanhar os avanços.

O objetivo do sistema é orientar a aplicação de recursos, avaliar o desempenho de serviços, aperfeiçoar a gestão, orientar atividades regulatórias e de fiscalização e exercer o controle social de questões referentes ao saneamento no território nacional. O SNIS está em fase de coleta dos dados referentes ao ano de 2020.

“É uma ferramenta valiosíssima para os gestores e que deve ser encarada com muita pertinência pelos gestores municipais”, afirmou Everton Luiz da Costa Souza, diretor-presidente do IAT, órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo.

“O SNIS é um grande patrimônio do conhecimento que nós temos em saneamento no nosso País. Ele é o maior e mais importante sistema de informação do setor no Brasil”, disse Thaianna Cardoso, engenheira sanitarista e ambiental e pesquisadora coordenadora do Módulo Resíduos Sólidos do SNIS.

“O Estado do Paraná, por meio dessa ação, faz uma aproximação com os municípios para que haja uma maior adesão aos preenchimentos”, reiterou Fernando Bunn, chefe da Divisão de Resíduos Sólidos do IAT.

REPASSE – O preenchimento do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento é um critério de seleção para o repasse de recursos oriundos do governo federal aos municípios. Ou seja, para um município pleitear recursos no Ministério do Desenvolvimento Regional precisa ter prestado essas informações.