O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), vai investir R$ 28,6 milhões na conservação de estradas rurais da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e Vale do Ribeira. São duas licitações diferentes para atender 146 quilômetros de rodovias não pavimentadas, com execução de serviços de manutenção como patrolamento, cascalhamento e drenagem.
Ambas as licitações estão em fase de homologação, ou seja, após a disputa de preços o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) aprovou os documentos de habilitação das empresas e declarou as vencedoras, não havendo interposição de recurso quanto aos resultados no prazo legal. O próximo passo será a assinatura dos contratos e emissão das ordens de serviço para o início dos trabalhos.
Na RMC, serão contemplados 63,97 quilômetros, incluindo o trecho da PR-090 (conhecida como Estrada do Cerne) entre Campo Largo e o Rio Açungui, a PR-510 e PR-512, entre Balsa Nova e Contenda e Balsa Nova e a Lapa (Rodovia da Maçã), e a PR-511, em Quitandinha.
Já entre a RMC e o Vale da Ribeira, na divisa com São Paulo, serão atendidos 82,58 quilômetros da PR-092 e PR-340, contemplando os municípios de Doutor Ulysses, Cerro Azul e Tunas do Paraná, beneficiando mais de 26 mil moradores.
Entre os serviços previstos, estão regularização de leito das rodovias por patrola; escarificação, conformação e compactação do subleito das rodovias; cascalhamento; preenchimento de local rebaixado com rachão; escavação de valas e execução de bueiros tubulares de concreto; escavação de saídas de água, de valas laterais e de caixas de retenção; limpeza e desobstrução de bueiros existentes, entre outros. O prazo de execução é de dois anos.
PAVIMENTAÇÃO – O Estado está investindo R$ 376 mil em estudos para elaboração do projeto para asfaltar a PR-510 e PR-512, entre Balsa Nova e o distrito de Mariental, na Lapa. Devido ao grande fluxo de escoamento da produção das macieiras, o trecho foi denominado como Rodovia da Maçã.
QUEDA DE BARREIRA – A PR-092 foi atingida por queda de barreira de grandes proporções no mês passado, na altura do km 137, a cerca de dois quilômetros do viaduto sobre a linha férrea e a 5 quilômetros de Doutor Ulysses.
O DER/PR fez a retirada parcial de material sobre a rodovia, além de avaliação geológica da estabilidade do talude danificado, liberando meia pista para tráfego de veículos, com a recomendação que ela seja utilizada somente em casos de extrema necessidade, pois há riscos de novas quedas de barreira. Os trabalhos de recuperação na rodovia continuam em andamento.