Licitação da nova restauração em concreto da PRC-280 já tem resultado final

Serão 45 quilômetros atendidos, iniciando logo após o Viaduto Bento Munhoz da Rocha Neto (também conhecido como Viaduto da Codapar), em Palmas, seguindo até o trevo com a Avenida Nossa Senhora da Luz, em Clevelândia. Investimento é de R$ 188,2 milhões.
Publicação
04/08/2023 - 10:50

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O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), publicou o resultado final da licitação da obra de restauração em pavimento rígido de concreto (whitetopping) da PRC-280, entre Palmas e Clevelândia, no Sudoeste.

Foi confirmado como vencedor o Consórcio Sanches Tripoloni – Consol, formado pelas empresas Construtora Sanches Tripoloni Ltda. e Consol Engenheiros Consultores Ltda., com o valor negociado de R$ 188.250.000,00, após não ter sido registrada qualquer interposição de recurso quanto a este resultado no prazo permitido.

Agora este resultado final segue para homologação, que será publicada em diário oficial e no portal Compras Paraná, seguido pelos trâmites internos para assinatura de contrato e emissão de ordem de serviço.

OBRA – Serão 45 quilômetros atendidos, iniciando logo após o Viaduto Bento Munhoz da Rocha Neto (também conhecido como Viaduto da Codapar), em Palmas, seguindo até o trevo com a Avenida Nossa Senhora da Luz, em Clevelândia. Estão contempladas as faixas de rolamento e acostamentos em todo este trecho, que receberão fresagem e reperfilagem para servirem como base para o novo pavimento de concreto.

A licitação foi realizada na modalidade Concorrência com regime de Contratação Integrada (CI), em que uma mesma empresa fica responsável pela elaboração do projeto básico, projeto executivo de engenharia e pela execução da obra.

O prazo de finalização, após assinatura de contrato e emissão de ordem de serviço, será de 450 dias ao todo, divididos em 90 dias para projetos e licenciamento ambiental e 360 dias para execução dos serviços do whitetopping.

WHITETOPPING – Além de ser uma solução mais ágil que a substituição do pavimento, o processo é mais econômico e mais adequado ao tráfego da rodovia, um corredor logístico entre a região Sudoeste e o Porto de Paranaguá, no Litoral, com uma presença expressiva de caminhões de carga dos setores de agro e de indústria.

Este tipo de pavimento tem vida útil maior, de 20 anos, o dobro do pavimento flexível asfáltico, menores custos de manutenção e conservação, além de ser mais resistente ao tráfego de veículos pesados, mais seguro contra derrapagem e lidar melhor com drenagem de água da chuva.

A iniciativa integra o novo programa de Governo Paraná Concreto, que prevê a implantação e restauração de pavimentos com concreto em rodovias de todas as regiões do Estado.

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