O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) abriu nesta terça-feira (14) os envelopes com propostas técnicas da licitação do projeto de restauração e ampliação da capacidade da Rodovia Deputado Branco Mendes (PR-463) entre Santo Inácio e o entroncamento com a PR-461, na região Noroeste. O trecho de 36,68 quilômetros inclui também o município de Colorado.
Participaram cinco empresas e consórcios. Agora a comissão de julgamento da licitação vai avaliar as propostas e na sequência publicar um aviso com o resultado no portal Compras Paraná, já convocando as classificadas para a abertura das propostas de preço.
O edital utiliza a modalidade Seleção Baseada na Qualidade e custo (SBQC), em que o vencedor é definido de acordo com a melhor proposta técnica e de preço mais vantajosa para a administração pública.
Após a conclusão do processo, com assinatura de contrato e emissão de ordem de serviço, a vencedora terá 360 dias para elaborar o projeto. Esta licitação está incluída no Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, uma parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
PROJETO – O trecho tem início no entroncamento com a PR-317 em Santo Inácio, sem incluir o trevo atual. Até Colorado está prevista a restauração da pista existente e ampliação da sua capacidade, que inclui soluções como terceiras faixas e acostamentos, entre outros.
Será vistoriada a ponte sobre o Rio Santo Inácio para verificar se há necessidade de reforço ou readequação. Também será avaliada a possibilidade de melhor direcionar o tráfego de uma grande empresa do setor alimentício situada no km 71 da rodovia.
Em Colorado o projeto executivo de engenharia deve contemplar a restauração e duplicação da pista no perímetro urbano do município, em uma extensão de 4,17 quilômetros, além da implantação de interseções em desnível (viaduto ou trincheira) nos dois entroncamentos com a PR-542.
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E de Colorado até o entroncamento com a PR-461 (acesso para Lobato) está prevista a restauração e ampliação da capacidade, com vistoria da ponte sobre o Rio Bandeirantes e estudo de uma solução para atender o tráfego de caminhões canavieiros na interseção em nível no km 45, incluindo a possibilidade de implantar interseção em desnível no local.
Além disso, as interseções em nível deverão ser remodeladas, de preferência adotando rótulas fechadas alongadas, todas as curvas serão verificadas quanto à necessidade de correções geométricas, e deverão ser previstos passeios, travessias, pontos de ônibus e ciclovias ou ciclofaixas onde for aplicável. O projeto deverá avaliar ainda a necessidade de implantar marginais com revestimento primário para tráfego de maquinário agrícola, sem interferência com a rodovia.