Leite a pasto e oleaginosas
serão tema de encontro do Iapar

Em Santa Tereza do Oeste será o Dia de Campo de Culturas para Obtenção de Óleo. E em Pato Branco acontece a Jornada Tecnológica de Leite a Pasto.
06/08/2019 - 09:40

O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) promove nesta quarta-feira (7) dois eventos. Na Estação Experimental de Santa Tereza do Oeste, a 25 km de Cascavel, será o Dia de Campo de Culturas para Obtenção de Óleo. No Polo Regional de Pesquisa de Pato Branco, Sudoeste do Estado, acontece a Jornada Tecnológica de Leite a Pasto.

O Dia de Campo é dirigido a produtores rurais, estudantes e extensionistas que vão conhecer culturas de inverno propícias para obtenção de óleo.

A prática pode ser uma opção de renda para agricultores que desejem vender a produção para a indústria de biodiesel e ainda obter uma alimentação mais saudável.

Outra vantagem é que as oleaginosas podem ser usadas como rotação de culturas para plantio após a safra de verão no Oeste do Paraná.

Pesquisadores do Iapar vão tratar de espécies propícias para produção de óleo no período de outono-inverno; adubação de culturas; e ainda deve ocorrer uma apresentação de prensas que podem ser usadas para extração de óleo.

O outro evento, a Jornada Tecnológica de Leite a Pasto, busca apresentar as tecnologias desenvolvidas pelo Iapar para manejo, qualidade e produção de leite a pasto para a região sudoeste do Paraná.

Dentre os assuntos que serão abordados pelos pesquisadores do Instituto estão manejo de pastagens de inverno; custos de produção de leite a pasto; alimentação de vacas em pastejo; e criação de bezerras. A Jornada é dirigida a agricultores, técnicos e estudantes.

SERVIÇO: Dia de Campo de Culturas para Obtenção de Óleo.

Data: 7 (quarta-feira).

Horário: 13h.

Inscrições: E-mail eventos-sto@iapar.br (é preciso informar nome e contatos).

Local: Estação Experimental do Iapar em Santa Tereza do Oeste (BR 163 - Km 188).

Informações: (45) 3231-1713.

EVENTO: JORNADA TECNOLÓGICA DE LEITE A PASTO.

Data: 7 (quarta-feira).

Horário: 13h.

Inscrições: Pelo site: jornadaleiteapasto.eventbrite.com.br ou no local do evento.

Local: Polo Regional de Pesquisa do Iapar em Pato Branco. Informações: (46) 3122-6116.