O Laboratório de Curitiba – Lacut, do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem-PR), recebeu a Equipe Avaliadora de Laboratórios de Calibração do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro, entre segunda e quarta-feira (7 a 9). Os profissionais vieram para a renovação do Certificado de Acreditação emitido pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro.
O Lacut também passou por recente revitalização das instalações, para trazer mais agilidade aos trabalhos desenvolvidos no local.
O Laboratório atende diversas empresas privadas e também do setor público que precisam calibrar os pesos padrão, para poderem estabelecer maior qualidade e confiabilidade aos seus produtos, como a indústria farmacêutica, cooperativas, indústria de explosivos, farmácias de manipulação, e outras na área médica, que utilizam os serviços do Ipem-PR.
O Instituto de Metrologia de Santa Catarina enviou em 2020, ao Lacut, 782 pesos padrão para calibração. Já o Instituto de Pesos e Medidas do Mato Grosso do Sul enviou, no final de novembro, seus pesos padrão para calibração no Laboratório de Grandes Massas, localizado na Regional do Ipem-PR em Maringá, que também conta com Certificado de Acreditação.
DESENVOLVIMENTO - Hoje o Lacut é um importante instrumento para o desenvolvimento da economia do Paraná e do Brasil, fundamental para trazer qualidade ao processo industrial.
O gerente de Calibração e Ensaios do Ipem-PR, Carlos Alexandre Brero de Campos, responsável pelos Laboratórios do Instituto, destaca que o processo de acreditação do Inmetro é signatário dos Acordos de Reconhecimento Mútuo da International Laboratory Accreditation Cooperation (ILA) e da Interamerican Accreditation Cooperation (IAAC).
Assim, a calibração dos padrões realizadas pelo Lacut do IPEM-PR são aceitos em qualquer lugar do mundo, reconhecimento de competência técnica, com o aval de instituições internacionais”, afirmou Campos.
RELATÓRIO - A equipe do Inmetro, integrada pelos técnicos Olga Benário Ramos Leal e Bruno Sanches Sampaio, se reuniu nesta quarta-feira (09) com o presidente do Instituto, Rogério Moletta Nascimento, para finalizar os trabalhos com a entrega de relatório, instrumento necessário para renovação do Certificado de Acreditação.
TRABALHO - O Lacut realiza trabalhos de calibração de balanças, verificação metrológica de pesos padrão, verificação de instrumentos medidores de umidade de grãos, instrumento de transmitância luminosa, ensaios de resistência em cabos elétricos, verificação de hidrômetros e calibração de medidas de grande capacidade volumétrica.
Foi o primeiro laboratório de calibração de massas implantado no Paraná, criado em 1996, e recebeu o Certificado de Acreditação da Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro em 1999, sendo renovado até os dias de hoje. Essa Acreditação do Inmetro vem sendo concedida porque o Lacut segue os requisitos estabelecidos pela ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017.
Esta acreditação constitui a expressão formal do reconhecimento da competência do Lacut, e do outros Laboratórios ligados à Gecen, que estão instalados nas Regionais de Londrina e Maringá, para realizar calibrações e ensaios constantes no escopo de Acreditação”, afirma o gerente Carlos Alexandre.
INSTRUMENTOS CALIBRADOS - O gerente de Calibração em Ensaios reforça a importância da manutenção de instrumentos como balanças e pesos padrão para oferecer maior confiabilidade aos produtos fabricados por empresas privadas, citando o exemplo da indústria de explosivos.
“É fundamental que durante a fabricação de explosivos a empresa possa contar com a confiabilidade metrológica nas suas medições. Na indústria farmacêutica a confiabilidade das medidas é também de fundamental importância, pois trata da saúde das pessoas”, citou Carlos Alexandre.
O Porto de Paranaguá também utiliza os serviços do Lacut para garantir a confiabilidade nas exportações de produtos, calibrando balanças dos corredores de exportação e importação, com a participação dos técnicos do Ipem-PR.
PROJETOS - Além disso, o Lacut é um parceiro do Inmetro no desenvolvimento de projetos estruturantes para a metrologia legal, para resolver problemas. Um exemplo é o desenvolvimento do sistema auxiliar de transporte para pesos de até 10 kg, usado nas verificações de balanças de campo, que foi adotado pelos outros Institutos de Pesos e Medidas nos estados. Outro projeto foi o desenvolvimento de um estojo para transportar e guardar os pesos, pois o seu manuseio ou armazenamento de forma incorreta pode comprometer a exatidão do instrumento.