Jornal Cândido tem especial do centenário de Clarice Lispector

O escritor e crítico José Castello abre o especial da edição de junho com um relato sobre sua paixão pela obra de Clarice, incluindo seus encontros com a autora. O jornal é publicado pela Biblioteca Pública do Paraná.
Publicação
29/06/2020 - 15:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Clarice Lispector, que completaria 100 anos no próximo mês de dezembro, é o assunto de capa da nova edição do jornal Cândido, editado pela Biblioteca Pública do Paraná. O escritor e crítico José Castello abre o especial do mês com um relato sobre sua paixão pela obra de Clarice, incluindo seus encontros com a autora.

Em entrevista ao jornalista Jonatan Silva, a ensaísta Vilma Arêas — autora do livro Clarice Lispector com a Ponta dos Dedos — fala sobre a universalidade de seus livros e os rótulos que ainda hoje rondam seu legado literário. E a repórter Helena Carnieri mostra a relação da escritora com o teatro, seja como tradutora de peças ou por meio da adaptação de seus textos para os palcos.

Outros destaques do Cândido 107: Yuri Al'Hanati discute, na coluna Pensata, a crítica literária apresentada no YouTube; Jocê Rodrigues resgata a história de sucesso de O Nome da Rosa (Umberto Eco), livro que completa 40 anos de publicação; e Rodrigo Garcia Lopes fala de seu método de criação no espaço De Escritor para Escritor — além de encerrar a edição com um poema inédito, de seu próximo livro.

O jornal ainda traz HQ de Luna Buschinelli, fotos de Andre Wormsbecker e poemas de Edimilson de Almeida Pereira e Ian Curtis (traduzidos por André Caramuru Aubert). Todas as ilustrações são de Carolina Vigna.

SERVIÇO - Em razão do fechamento temporário da Biblioteca Pública do Paraná, conforme orientação do Governo do Estado para o enfrentamento ao coronavírus, a distribuição de exemplares impressos do Cândido está suspensa até o retorno das atividades da instituição. O jornal pode ser lido em seu novo site.

GALERIA DE IMAGENS