Handebol, triathlon e kart: Jogos de Aventura e Natureza movimentam o Litoral em julho

Além dos Festival da Família com ações culturais, Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba, Morretes, Paranaguá e Antonina receberam 17 eventos esportivos, no sábado e no domingo (20 e 21), promovidos pelo Governo do Estado em parceria com as respectivas federações.
Publicação
22/07/2024 - 15:42
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Festival de Inverno, etapa dos Jogos de Aventura e Natureza (JANs), movimentou seis municípios do litoral paranaense com 17 eventos esportivos, além do Festival da Família. No sábado e no domingo (20 e 21), Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba, Morretes, Paranaguá e Antonina receberam diversos campeonatos promovidos pelo Governo do Estado em parceria com as respectivas federações.

Em Pontal do Paraná, o Festival levou muitas oficinas, brincadeiras, aulas de dança e apresentações culturais ao Centro de Eventos Marissol. Além de parede de escalada, tirolesa e balão, o festival contou com show de Dulcy Lopes e banda, apresentação do Projeto Cultura em Movimento “A formiga e a cigarra” e exibições de wheeling e BMX.

No mesmo balneário, foi realizado o Encontro Brasileiro de Paramotor, no qual cerca de uma dezena de praticantes da modalidade puderam se reunir e aproveitar o bom tempo, principalmente no domingo, para voar pela região e apreciar a paisagem.

“Em um período de baixa frequência turística, os JANs levarão mais de 5 mil atletas à região, disputando várias modalidades esportivas em terra, ar e água. O objetivo é utilizar o esporte como indutor do turismo, da geração de emprego, renda e desenvolvimento econômico”, afirma Tiago Campos, diretor de Inovação da Secretaria de Estado do Esporte (SEES), pasta responsável pelos JANs.

Esta etapa dos Jogos de Aventura e Natureza, iniciada em 7 de julho, segue no Litoral até 9 de agosto. No próximo fim de semana o destaque fica para o Campeonato Paranaense de Surf, na Praia Brava de Guaratuba. Serão 11 eventos esportivos em cinco municípios nos dias 27 e 28 de julho.

Confira os destaques do último fim de semana:

HANDEBOL DE PRAIA – Disputada no balneário de Caiobá, a 2ª etapa do Circuito Paranaense de Handebol de Praia reuniu 12 delegações e mais de 240 participantes para disputar as categorias masculino livre e feminino livre.

No feminino livre, o título ficou com a AHPA Paranaguá, que bateu a equipe do Handbeach Ubiratã por 2 a 1 na decisão. O terceiro lugar ficou com Maringá.

Na categoria masculino livre, o troféu da etapa também ficou com Paranaguá, ao vencer Maringá por 2 a 0 na grande final. Quem completou o pódio foi a equipe de Paranavaí.

A 1ª etapa foi disputada em São José dos Pinhais e a próxima será no Vale do Iguaçu. Depois de encerradas as três etapas do ano, as oito melhores equipes participam da etapa final que acontece durante o Verão Maior Paraná.

ÁGUAS ABERTAS – No sábado, na praia mansa de Caiobá, foi realizada a 2ª etapa do Circuito Paranaense de Águas Abertas. De acordo com a Federação de Desportos Aquáticos do Paraná (FDAP), houve 210 inscritos – número bem acima dos 80 que participaram da mesma etapa no ano passado. Foram quatro categorias: 5 km, 400 metros, 750 metros e 1500 metros. A maior participação foi na prova dos 1500, com 109 atletas.

Confira os vencedores absolutos e os respectivos tempos de cada categoria:

5 km Masculino - Lucas Davesac Machado (00:55:03.8)

5 km Feminino - Gabriela Marcelino Souza (01:15:41.7)

1500 metros Masculino - João Victor Mendes (00:16:51.9)

1500 metros Feminino - Isis de Pinto (00:22:24.2)

750 metros Masculino - Pietro Lobo Mussoi (00:12:10.8)

750 metros Feminino - Anna Giulia Zaniolo (00:12:21.5)

400 metros Masculino - Emanuel Duraes Fernandes (00:09:30.5)

400 metros Feminino - Clara Morer  (00:09:05.3)

Confira AQUI outras informações e os vencedores de classes específicas.

TRIATHLON – Na manhã de domingo, na Praia Central de Guaratuba, 97 participantes largaram em três categorias pela 2ª Etapa do Ranking Paranaense de Triathlon – iniciantes, sprints, super sprints, além de atletas disputando a seletiva para representar o Estado na etapa nacional.

Pelo segundo ano consecutivo, Angelina Carvalho venceu a prova no feminino e Artur Morer no masculino. Eles representaram o Paraná nos Jogos da Juventude do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) no ano passado, em Ribeirão Preto, e farão o mesmo em João Pessoa em 2024. Na oportunidade, Morer conquistou o ouro e os dois levaram para casa a prata na dupla mista.

Confira os vencedores do Sprint e do Supersprint:

Sprint Masculino: Kaue Willy Cardoso (00:55:07)

Sprint Feminino: Amanda Moro (01:06:11)

Super Sprint Masculino: Henrique Vieira Karuta (00:35:00)

Super Sprint Feminino: Letícia Martinhaki (00:47:02)

KART – Logo após a prova de triathlon, foi a vez da Copa Guaratuba de Kart atrair um grande público em frente à praia central. A competição contou com a participação de 50 pilotos.

Foram mais de 10 horas entre o início e o fim da competição, que envolveu as categorias graduados, super graduados B e super graduados A. A disputa foi encerrada com uma prova na modalidade endurance, com mais de 2 horas de duração na mesma bateria.

Confira os vencedores e os tempos totais de prova de cada um:

Super Graduados (A): Alcione Vieira (15:35.963)

Super Graduados (B): Bruno Felipe (15:42.095)

Graduados (C): Tido Olmedo (16:22.877)

Endurance: Felipe, Eduardo e Tiago (2:00:14.942)

CANOAGEM – Em Paranaguá, foram destaques a 2ª etapa da Copa Brasil de Canoagem Oceânica, com provas percorrendo 16 quilômetros no Rio Itiberê, e o Campeonato Paranaense de Canoagem Maratona, com 10 diferentes provas.

Participaram da Copa Brasil nomes como Mario Queiroz, campeão mundial de Paracanoagem Oceânica, e Carmem Lúcia da Silva, campeã mundial Canoagem Oceânica. Ao todo, foram 70 participantes. Os resultados estarão disponíveis em breve no site da confederação.

No Campeonato Paranaense, mais de 70 competiram em provas nas categorias k1 e k2, nos naipes masculino e feminino, com portagens e sem portagens. Confira o resultado de cada uma das provas AQUI.

SETEMBRO – A próxima etapa é a última dos JANs 2024 e será realizada no Vale do Iguaçu, entre 14 e 22 de setembro. Criados pelo Governo do Estado e realizados pela Secretaria do Esporte (SEES), os Jogos unem prática esportiva, turismo e a preservação ambiental em um evento itinerante, gerando impactos positivos tanto para a comunidade esportiva quanto para a economia local. O formato é pioneiro no Brasil.

GALERIA DE IMAGENS