Os Jogos de Aventura e Natureza - Corredores das Águas foram oficialmente abertos na manhã deste sábado (23), na Praça da Catedral, em Maringá. O pontapé inicial dos jogos, que vão até dia 1º de outubro, é o Festival da Família, que está sendo realizado desde as 9h, e segue até domingo (24), às 18h.
Além de Maringá, os municípios de Marialva, Paranavaí, Marilena, Porto Rico, São Pedro do Paraná, Nova Londrina e Terra Rica também recebem os jogos.
A cerimônia de abertura contou com a presença do diretor-presidente da Paraná Esporte, Walmir Matos, representando o secretário estadual do esporte, Helio Wirbiski. “Se tem uma coisa que gratifica a gente é poder ver um evento como este, que abrange oito municípios com mais de 40 modalidades sendo disputadas”, afirmou.
De acordo com Tiago Campos, diretor de Inovação e Desenvolvimento da Secretaria Estadual de Esportes, o evento conta com diversas atividades, oficinas de diferentes modalidades, jogos intelectivos, brincadeiras antigas como amarelinha, perna de pau, além de atividades de palco. O objetivo é ofertar atrações para toda a comunidade, desde crianças até a terceira idade.
“É um momento realmente para a família aproveitar. São mais de cinco mil atletas presentes movimentando a região até 1º de outubro”, disse.
JOGOS INDÍGENAS – Os jogos, que celebram a cultura e a tradição das comunidades, fazem parte do Festival da Família e contam com mais de 400 pessoas competindo em diversas modalidades esportivas. A recepção das aldeias por parte do município foi realizada na sexta-feira (22) na Universidade Estadual de Maringá (UEM), mesmo local onde aconteceu a abertura dos jogos.
As comunidades competem no futebol feminino e masculino, peteca, malha, cabo de força, corridas de velocidade e de fundo, arremesso de lança, arco e flecha, além de lutas corporais.
Na sexta-feira (22) também teve início o Campeonato Paranaense de Paraquedismo, no Aeroporto de Paranavaí.
PROMOÇÃO – Os Jogos de Aventura e Natureza são organizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte, com o apoio da Secretaria da Mulher e Igualdade Racial e da Secretaria de Cultura, e também com as prefeituras municipais e com o apoio das federações esportivas de cada modalidade.