Italianas são campeãs de etapa do mundial de beach tennis nas areias de Caiobá

A final feminina do BT400 Matinhos aconteceu neste sábado (09) na Arena Verão Maior Portos do Paraná, em Caiobá. A final masculina será disputada pelas duplas, neste domingo (9), a partir das 10h. O BT400 integra o Circuito Mundial de Beach Tennis que, em 2025, começou nas areias paranaenses.
Publicação
08/02/2025 - 18:47

Confira o áudio desta notícia

Matinhos foi o epicentro do beach tennis mundial neste sábado (8), com a eletrizante final feminina do BT400 Matinhos – categoria que reúne os atletas profissionais – disputada na Arena Verão Maior Portos do Paraná, em Caiobá. Após quatro dias de competição intensa, as grandes vencedoras foram Giullia Gasparri e Ninny Valentini, atuais terceiras do ranking mundial, que ganharam das brasileiras Sophia Chow e Vitoria Marchezini, que ocupam a quinta posição do ranking.

A final masculina será disputada pelas duplas, neste domingo (9), a partir das 10h. O BT400 integra o Circuito Mundial de Beach Tennis que, em 2025, começou nas areias paranaenses.

“Foi minha primeira vez jogando no Paraná, no primeiro torneio do ano e a energia foi incrível. É a primeira vez que sinto essa energia disputando com dupla brasileiras e isso se deve não somente ao nosso jeito de jogar, mas ao nosso jeito em quadra”, comemora, Giullia.

“Estávamos preocupadas porque era o primeiro torneio do ano e não estávamos 100% bem fisicamente ainda. Mas no final deu tudo certo, com o apoio da torcida”, revela Ninny.

Os troféus foram entregues pelo vice-governador, Darci Piana, e o secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski.

“O Verão Maior Paraná incentiva o esporte e o turismo. Temos tudo isso em um só lugar”, disse Piana.

O evento, promovido pela Federação Internacional de Tênis (ITF), contou com realização da Federação Paranaense de Tênis (FPT) e com apoio do Governo do Paraná. Com 128 atletas profissionais de diferentes nacionalidades, divididos em 32 duplas masculinas e 32 femininas, o torneio distribuiu 400 pontos no ranking da ITF e uma premiação de US$ 35 mil.

“É sempre uma honra estar no Paraná abrindo o calendário esportivo do beach tennis, com a presença dos melhores atletas do mundo e com um grande público”, celebra o presidente da FPT, Silvio Pinheiro de Souza.

A final feminina teve disputa técnica e intensa, sendo decidida apenas no último set, levando o público ao delírio na arena montada especialmente para a competição.

Desde a última quarta-feira (5), a Arena Verão Maior recebeu 20 quadras simultâneas, proporcionando um espetáculo para atletas e torcedores. O torneio começou com a fase qualificatória e seguiu com os 32 avos de final, oitavas, quartas e semifinais, culminando nas grandes decisões deste sábado.

Além dos atletas brasileiros, o torneio teve participação de duplas italianas, francesas e espanholas.

O italiano Federico Galeazzi disputa neste domingo (9), com o colega brasileiro Daniel Schmitt, a grande final masculina. “A estrutura aqui está boa e essa quadra deu sorte para a gente, então não vejo a hora de voltar amanhã”, declara. Ele e Daniel brigam pelo título contra os brasileiros Fabricio Neiss e Allan Oliveira.

As disputas acirradas animaram os veranistas que estão em Matinhos. “Muito legal de movimentar o Litoral com a melhor experiência do beach tennis. Vem gente famosa e isso traz o pessoal de Curitiba, do interior do Estado e até de outras regiões”, reflete a turista Adriana Orlandini, que acompanhou os jogos desde cedo.

PARANÁ EM DESTAQUE - Esta foi a terceira vez que Matinhos recebeu um evento do circuito ITF, após as edições do BT200 em 2022 e 2024. Com a chegada do BT400, a cidade reafirma seu papel como um dos principais polos do beach tennis mundial, atraindo atletas de elite e consolidando o litoral paranaense no mapa global do esporte.

“Quando a Arena do Esporte no Verão Maior foi concebida, foi para trazer esporte, mas também entretenimento para os veranistas. Tivemos vôlei de praia, futebol, cross games e a novidade do MMA. Agora com o beach tennis, grandes atletas mundiais e a transmissão para todo o Brasil da TV Paraná Turismo, conseguimos trazer competições de alto rendimento para o Estado”, salienta o secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski.

VERÃO MAIOR PARANÁ – A programação completa do Verão Maior Paraná está disponível no site exclusivo do Governo do Estado, o pr.gov.br/verao. Ao todo, serão 33 shows nacionais gratuitos nas praias do Litoral paranaense e na região Noroeste, além de uma grande agenda esportiva e de lazer.

GALERIA DE IMAGENS