Investimento de R$ 148 milhões: edital do Contorno Noroeste de Pato Branco tem resultado final

Consórcio de empresas vai elaborar projeto e executar obra no valor de R$ 148.900.000,00. O lote 2 do contorno terá 14,34 km e inclui um viaduto no entroncamento com a PRC-158.
Publicação
22/04/2025 - 14:07

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O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), publicou nesta terça-feira (22) o resultado final da licitação para pavimentar o lote 2 do Contorno Noroeste de Pato Branco, na região Sudoeste. O investimento na obra será de R$ 148.900.000,00.

O Consórcio Zancanaro/Dalba/Duovias foi confirmado como vencedor, após as demais participantes não terem apresentado recurso quanto ao resultado anterior. O próximo passo é a publicação da homologação do resultado, seguido pelos trâmites internos para formalização do contrato, e depois a emissão da Ordem de Serviço, que estabelece a data de início das atividades.

O prazo para execução será de 900 dias (30 meses), sendo os primeiros seis meses voltados para a elaboração do projeto executivo da obra, e os 24 meses restantes para a execução da obra em si.

CONTORNO - Está prevista a pavimentação de um novo trecho de 14,34 quilômetros da PR-916, o Contorno Noroeste de Pato Branco, iniciando da rotatória no entroncamento com a PR-493 e seguindo até a PRC-158.

A pista será de pavimento flexível asfáltico, com duas faixas de tráfego de 3,6 metros de largura, e acostamentos de 3 metros em ambas as laterais. Também serão implantadas terceiras faixas nos trechos de subida mais íngreme, em um total de 8,12 quilômetros.

Será construído um viaduto no entroncamento com a PRC-158, no final do contorno, e uma interseção em nível no entroncamento com a Estrada Irineu Bertani, acesso para o aeroporto municipal.

O trecho também receberá um sistema de drenagem de águas da chuva e dispositivos para lidar com os cursos d’água na região, como bueiros, pontilhões e galerias; nova sinalização horizontal, sinalização vertical e a implantação de dispositivos de segurança viária; e serviços complementares, como o plantio de vegetação nos espaços próximos à pista.

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