A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) assinou na semana passada a ordem de serviço para o início das obras de reforma do Observatório Astronômico, localizado no Campus Uvaranas. O investimento feito com apoio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) será de aproximadamente R$ 1,2 milhão.
Ela contempla diversas melhorias estruturais, como a substituição da cobertura, piso e todo o sistema elétrico e hidráulico, pintura, instalação de ar-condicionado, troca de poltronas, e diversas melhorias de acessibilidade, a fim de garantir um espaço mais seguro e adequado para todos os usuários. A obra irá contar com a fiscalização da Prefeitura do Campus (Precam).
“A reforma do Observatório Astronômico da UEPG trará melhorias significativas para alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado, além dos servidores que atuam no prédio”, afirma o diretor do Observatório, professor Marcelo Emílio. “Um dos destaques da reforma é a otimização da operação dos telescópios, que permitirá um melhor aproveitamento das observações astronômicas, tanto para a pesquisa científica quanto para ações de extensão”.
O espaço foi construído há aproximadamente 15 anos. Além do observatório, conta com um auditório para cerda de 180 pessoas e que ficará em condições ideais para diversos eventos institucionais e acadêmicos da UEPG.
Esse é um espaço para reprodução visual do céu, simulada por meio de uma projeção em uma cúpula inflável que permite a visualização de estrelas, planetas e outros corpos celestes. As apresentações do planetário incluem explicações sobre constelações, fenômenos astronômicos, história da Astronomia, entre outros.
- Inscrição para intercâmbio de professores do fundamental nos EUA vai até 14 de março
- Aulas de anatomia: doação de cadáveres é essencial para ensino nas áreas de saúde
Além das pesquisas na área, os pesquisadores do planetário desenvolvem pesquisas básicas sobre o universo, incluindo a descoberta de exoplanetas. Ele permite também uma série de atividades de extensão e de educação científica, como visitas de escolas e formação de professores, palestras e seminários, além da educação formal para estudantes do curso de Física da UEPG.
Além do reitor Miguel Sanches Neto, do vice Ivo Mottin Demiate e do professor Marcelo Emílio, participaram da assinatura da ordem de serviço a pró-reitora de Planejamento, Andrea Tedesco e equipe; o pró-reitor de Administração, Emerson Hilgemberg e equipe; o prefeito do Campus, Elias Pereira e equipe; e representantes da HMDS Construções, vencedora da licitação da obra.
“Foi uma alegria muito grande poder assinar a ordem de serviço para remodelar, reformar e revitalizar aquele espaço, que há muito tempo era necessário. Trabalhamos bastante para que isso fosse possível, sobretudo as equipes das Pró-reitorias de Planejamento e Assuntos Administrativos”, destaca o vice-reitor da UEPG, Ivo Mottin Demiate.