O diretor de Mercado e Novos Negócios da Invest Paraná, Gustavo Cejas, apresentou nesta quarta-feira (30) aos gestores municipais de Jaguariaíva, nos Campos Gerais, quais são os instrumentos de apoio, os benefícios e incentivos disponibilizados pelo Governo do Estado a empresas que desejam expandir seus negócios ou se instalar no Paraná. O encontro complementa uma semana que também contou com reunião com representantes de sete países.
Aos representantes da prefeitura, foi apresentado o Invest Cidades, programa que representa a regionalização da agência. Por meio dele, os municípios são capacitados e instrumentalizados para terem maior autonomia no atendimento a potenciais investidores. O Invest Cidades oferece informações sobre o mercado e capacitação para que a prefeitura conduza seu plano de atração de investimentos.
- Paraná é um dos melhores estados para fazer negócios, aponta Banco Mundial
- Número de empresas abertas no Paraná cresce 24% nos primeiros cinco meses
“Existe um trabalho conjunto entre a Invest Paraná e os municípios, e também com a sociedade, a fim de enxergar as necessidades locais”, destacou Gustavo Cejas. “Dessa forma, quando recebemos o pleito de alguma empresa para se instalar no Paraná, já na triagem identificamos o melhor município para investir, de acordo com a mão de obra disponível, ramo de atuação, infraestrutura que necessita, entre outros fatores”.
CÔNSULES – O corpo técnico da Invest Paraná também apresentou aos cônsules de sete países a linha de atuação do Paraná na atração de investimentos estrangeiros. A reunião anual tem o objetivo de estreitar relações e alinhar as oportunidades comerciais entre o Estado e outros países. Durante o encontro, também foram levantadas as possibilidades de realizar eventos temáticos em conjunto.
Participaram da reunião os cônsules da Itália, Salvatore Di Venezia; do Japão, Kazuu Wakaeda; da Rússia, Acef Said; de Bangladesh, Marcelo Grendel; do Marrocos, Ardisson Akel; de Luxemburgo, Andrea Vianna; e da Espanha, Blanca Barco.
De acordo com o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, é importante que os representantes diplomáticos saibam qual é a porta de entrada quando houver interesse de empresas estrangeiras investir no Estado. “A agência é a vitrine do Paraná na busca por novos investimentos, tanto dentro dele, ajudando os próprios paranaenses a aumentarem suas instalações, quanto fora. Ou seja, somos o braço do Estado para promover investimentos nacionais e estrangeiros”, disse.
Os cônsules conheceram mais sobre os programas InovaInvest (seleção de startups paranaenses), PNCE (Plano Nacional da Cultura Exportadora) e atividades rotineiras voltadas à promoção e atração de investimentos no Estado.
INVEST PARANÁ – A Invest Paraná é a agência do governo estadual de apoio a empresas locais e novos investimentos, que dá suporte aos empreendimentos, auxiliando no levantamento de dados, fornecimento de informações e tomada de decisões estratégicas.