Invest Paraná promove rodada de negócios entre empresários chineses e paranaenses

Visita foi um retorno da missão paranaense à China, promovida pela agência em setembro, sob a coordenação do vice-governador Darci Piana. Houve rodada de negócios, quando os visitantes chineses dialogaram com 11 empresas paranaenses dos setores de grãos, óleos, fertilizantes, logística, trigo, sucos e proteína animal.
23/10/2023 - 19:36

A Invest Paraná, agência de promoção de investimentos do Estado, recebeu uma comitiva de 20 empresários chineses interessados em fazer negócios com empresas e instituições do Paraná. Foi um retorno à missão paranaense à China, promovida pela agência em setembro, sob a coordenação do vice-governador Darci Piana. Na ocasião, os integrantes da comitiva brasileira participaram de feira, eventos e rodadas de negócios no país asiático.

O grupo de chineses foi recebido no Campus da Indústria, do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), na sexta-feira (20), e participou de uma rodada de negócios promovida pela Invest Paraná e secretaria estadual de Indústria, Comércio e Serviços (Seic). Os visitantes chineses negociaram com 11 empresas paranaenses dos setores de grãos, óleos, fertilizantes, logística, trigo, sucos e proteína animal. Também apresentaram oportunidades de investimento no Estado, a Ocepar e o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP).

O encontro foi avaliado positivamente por brasileiros e chineses. O diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco, destaca o retorno positivo pós-missão na China, já que, além de negócios prospectados e declaração de interesse das empresas, houve a organização da comitiva que agora visita o Paraná.

“Essas empresas buscam não só uma oportunidade para comprar, mas também uma parceria a longo prazo, que é o que ofertamos lá. Não vir aqui simplesmente para fazer uma compra única, mas com uma parceria”, explica Rocco.

Segundo o diretor de Relações Internacionais da Fiep, Higor de Menezes, a parceria entre China e Paraná é estratégica. “Há uma tendência de buscarmos por parcerias e investimentos na Ásia. A China, com toda certeza, como um dos maiores parceiros comerciais do Paraná, segue a mesma linha”, analisa.

Ele lembra que a relação comercial entre o Paraná e China é muito boa. Hoje a China é a principal compradora dos produtos do Estado, com US$ 3,7 bilhões movimentados de janeiro a julho deste ano, um quarto de tudo que é exportado pelo Paraná.

Carolina Teodoro, coordenadora de Economia e Mercado do Sistema Ocepar, destacou que o encontro promovido com os empresários asiáticos, além de proporcionar oportunidades de negócios, serviu para avaliar e compreender o mercado internacional e os interesses desses compradores.

“Esse ano, praticamente 88% da soja que saiu do Paraná já foi pra China. Já temos um relacionamento comercial muito grande e esses momentos propiciam um maior aprofundamento, conhecer um pouco mais sobre as potencialidades, e pensar em formas de expandir não só o volume, mas também para outras pautas exportadoras que as cooperativas têm interesse”, afirma Carolina.

Yao Guangzhou, presidente da Asia Chamber of Commerce (ACC), aponta que o aumento do interesse chinês acompanha o crescimento do Paraná, o qual compara com o crescimento da China. “A China tem uma potência de crescimento já há muito tempo. Então, para ela expandir, a primeira coisa a fazer é muita compra de diversos produtos, de matéria-prima, a parte de proteína animal. Por outro ponto, ela também vem para investir “, explica.

LOGÍSTICA PARANAENSE - Na sexta-feira, foram apresentados aos empresários chineses os potenciais logísticos do Paraná, com explanação sobre o Terminal de Contêineres de Paranaguá e a estrutura portuária do Estado. No sábado (21), a comitiva fez uma visita técnica ao Porto de Paranaguá. Eles conheceram o terminal, tiraram dúvidas e viram de perto o funcionamento dos sistemas de escoamento de grãos, um dos grandes interesses do grupo.

Allan Chiang, superintendente regional do TCP, avalia que a conexão entre Paraná e China deve influenciar uma logística especializada para atender às demandas do mercado chinês.

“Vejo uma grande oportunidade dessa sinergia entre dois países. Vieram players superimportantes, como a Sinograin, que é um dos maiores compradores da China em termos de grãos e soja. Entendo que há grande chance de estreitar isso e, inclusive, promover uma logística mais dirigida ainda, para que um maior volume de soja seja exportado”.

Na opinião de Luciano Rosina, gerente de Desenvolvimento Empresarial da Portos do Paraná, os chineses ficaram satisfeitos com a visita. "Foi passado para eles que fomos reconhecidos por quatro vezes consecutivas como o porto mais eficiente do Brasil e a melhor gestão dos portos do Brasil, pelo Ministérios dos Portos e Aeroportos”, diz Rosina.