Invest Paraná organiza encontro para debater atração de investimentos no Sul e Sudeste

Entre os temas a serem debatidos estão as estruturas das agências, inteligência de mercado, ambiente de negócios, estratégias na atração de investimentos, política ESG e missões internacionais de captação de negócios. 
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31/01/2023 - 11:20
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Curitiba recebe nesta quarta (1º) e quinta-feira (2) o 1º Encontro das Agências de Atração de Investimentos. O evento, organizado pela Invest Paraná, vinculada à Secretaria Estadual de Indústria, Comércio e Serviços (Seics), junto com a Invest Minas, vai reunir agências de captação de negócios do Sul, Sudeste e do Mato Grosso do Sul para trocar experiências e debater a criação de políticas públicas que facilitem a atração de empresas nos respectivos estados.

A abertura será às 14h de quarta-feira, no Palácio Iguaçu. Na quinta-feira, a programação será na sede do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), a partir das 9h.

“Sob a gestão do governador Carlos Massa Ratinho Junior, o Paraná passou da quinta para quarta maior economia do Brasil, o que mostra a capacidade do estado em atrair investimentos nos últimos anos. Essa experiência vai ser mostrada no encontro dos diretores das agências de investimentos para que outros estados possam conhecer o que vem sendo feito aqui no Paraná para o crescimento do próprio Estado e do Brasil”, salienta o secretário estadual da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros. 

Além do Paraná, o encontro terá participação de representantes do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, da Região Sul; São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, do Sudeste; e o Mato Grosso do Sulb da Região Centro-Oeste.

Entre os temas a serem debatidos estão as estruturas das agências, inteligência de mercado, ambiente de negócios, estratégias na atração de investimentos, política ESG e missões internacionais de captação de negócios. 

O presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, explica que o 1º Encontro das Agências de Atração de Investimentos vai permitir a troca de informações de como cada estado está captando seus negócios, dentro de suas particularidades e vocações. 

“Dentro do País até podemos ser concorrentes na atração de investimentos, mas para a criação de políticas, de uma estratégia internacional, deixamos de ser concorrentes e jogamos no mesmo time: o Brasil”, ressalta o presidente da Invest Paraná. “Esse primeiro encontro das agências de investimentos vai permitir conhecermos quais são as boas práticas e iniciativas desenvolvidas nos estados do Sul, Sudeste e no Mato Grosso do Sul, criando assim a possibilidade de se fomentar novos negócios”.

EXPERIÊNCIA DA INVEST PARANÁ – A metodologia implantada pela Invest Paraná desde 2019 será apresentada no encontro como destaque do estado na atração de negócios. A agência utiliza uma série de ferramentas que permite o match entre as empresas interessadas em investir e as regiões mais adequadas para que cada negócio se desenvolva. 

“A ideia do encontro é também mostrar as ferramentas que usamos para atrair investimentos. Não é porque usamos uma determinada metodologia que não podemos indicá-la para que seja utilizada em outras agências de investimentos. Temos que compartilhar essas experiências”, avalia Bekin.

O ambiente de negócio no Paraná também é um fator de peso na decisão de uma empresa se instalar no Estado. Bekin explica que mais do que incentivos fiscais, o estado vem mantendo o cenário propício possível para a vinda de mais companhias.  

“Conseguimos no Paraná uma metodologia de atração de investimentos que vai muito além da questão dos benefícios e incentivos fiscais. Antes de buscar benefício ou incentivo fiscal, o empresário busca o bom ambiente de negócio, a tranquilidade e a legitimidade para fazer o seu investimento. Por isso o Paraná é exemplo de captar negócios sem tirar investimentos de outros estados vizinhos”, complementa. 

A troca de experiências no encontro também vai possibilitar o debate de planejamentos conjuntos para que os estados se apresentarem ao mercado exterior. “A maior experiência que teremos no encontro será a interação. A gente poder conhecer o network e poder pedir ajuda um para o outro. Afinal, lá fora não somos Paraná, Minas Gerais ou Rio de Janeiro. Somos Brasil”, avalia Bekin.

“Para a marca Brasil dar certo, todas as submarcas, ou seja, todos os entes subnacionais, que são os estados, têm que ter marcas fortes. Se a gente não tiver os entes como marcas fortes, não teremos a marca Brasil forte”, justifica o presidente da Invest Paraná.

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