Invest Paraná credencia escritório na Nigéria para fomentar negócios em países da África

Companhia que representará o Paraná será a Chicason Group, de Lagos. Grupo vai representar os interesses comerciais do Estado, também, em Serra Leoa, Quênia e Gana. Em março, a agência paranaense acertou a abertura de um escritório comercial na Coreia do Sul.
Publicação
03/04/2023 - 14:46
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Nigéria será o primeiro país da África a ter um escritório de representação comercial da Invest Paraná, a agência de captação de negócios do governo estadual, vinculada à Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (Seic). É o segundo escritório internacional com o qual a agência fecha representação internacional em menos de um mês – em março, a Invest Paraná acertou durante a missão oficial ao Leste Asiático a abertura de um escritório comercial na Coreia do Sul.

A companhia que representará o Paraná na África será a Chicason Group, empresa de comércio exterior com base em Lagos, a capital nigeriana. Além da Nigéria, o grupo vai representar os interesses comerciais do Paraná em mais três países africanos: Serra Leoa, Quênia e Gana.

O acordo foi fechado sexta-feira (31) em visita do presidente-executivo da Chicason Group, Chika Alex Okafor, do diretor administrativo adjunto, Dikanna Okafor, e do assistente executivo Tony Alaku. Os executivos nigerianos foram recebidos na Invest Paraná pelo diretor-presidente, Eduardo Bekin, e o diretor de Relações Internacionais e Institucionais, Giancarlo Rocco.

“Buscar novos parceiros comerciais no Exterior é fundamental para escoar a produção paranaense. O Estado dá um passo à frente nesse sentido com a Invest Paraná agora no continente africano, que tem grande potencial de compras dos produtos paranaenses, em especial do agronegócio”, destaca o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros.

O diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, explica que o grupo nigeriano já está com uma grande negociação em andamento com uma empresa de tecnologia do Estado. Isso fez com que a Chicason Group percebesse o potencial de ser a ponte nas negociações de outros produtos do Paraná com a Nigéria e outros países africanos.

“Nossa expectativa em desbravar o mercado do continente africano é grande com a parceria com essa corporação. Tanto que já traçamos algumas metas para ativar o mercado africano. Um deles é de insumos de implementação agrícola, que o Paraná é um grande produtor. Os outros setores são o de cosméticos, em que eles estão em busca de parcerias, e, como não poderia deixar de ser, o setor da indústria alimentícia, em que o Paraná também é destaque”, explica diretor-presidente da Invest Paraná.

Segundo Bekin, a corporação com a qual a agência paranaense fechou parceria é muito bem-relacionada com o mercado africano, não só da Nigéria, mas também de outros países da região. “Eles têm relações fortíssimas com o mercado empreendedor do continente africano. Portanto, o Paraná está bem amparado para aumentar as vendas nesse mercado”, enfatiza Bekin.

MAIS PRESENÇAS - O escritório na Nigéria é o sétimo a receber carta de aprovação da Invest Paraná para atuação no Exterior. A agência de investimentos do Estado já tem escritórios de representação nos Estados Unidos, México, Emirados Árabes Unidos, Israel, Itália e Coreia do Sul.

Os escritórios são representações particulares, geralmente escritórios de advocacia ou ligados a negócios internacionais, que ajudam o empresariado paranaense a abrir portas nos mercados de outros países. Eles passam pela avaliação técnica da Invest Paraná, que pretende expandir ainda mais essas representações para outros países.

Fonte do Artigo
Ratinho JR, Invest Paraná, escritório de representação do PR na Nigéria, governo do Paraná

GALERIA DE IMAGENS