Invest Paraná abre concurso para novo design de embalagens de produtos do VRS

Interessados podem apresentar propostas de projetos técnicos até o dia 14 de outubro para cinco categorias: chips, doces, geleias e compotas, xaropes e mel e chá de infusão. Resultado final deverá ser divulgado em dezembro
27/09/2024 - 16:50

A Invest Paraná, agência de atração de investimentos do Governo do Estado, abriu nesta sexta-feira (27) as inscrições para o concurso de revitalização de embalagens de produtos alimentícios da bioeconomia paranaense. Por meio do programa Vocações Regionais Sustentáveis (VRS), serão selecionadas propostas de projetos técnicos para o redesign dos modelos de embalagens utilizados atualmente pelos arranjos de agricultura familiar, pequenos empreendimentos e agroindústrias comunitárias.

As inscrições seguem até 14 de outubro e podem ser realizadas por meio de uma ficha de inscrição eletrônica, disponível no site do VRS. Entre os objetivos do concurso estão a melhoria das embalagens, incluindo forma e estética, materiais, funcionalidades, fornecedor e produção, visando a promoção do desenvolvimento econômico sustentável.

O gerente de Desenvolvimento Econômico da Invest Paraná, Bruno Banzato, destaca que o edital busca fazer com que as embalagens traduzam a qualidade e sustentabilidade das cadeias de valor trabalhadas no VRS.

“Estamos abrindo esse chamamento para que todos os profissionais que têm interesse na área possam apresentar suas propostas e nós, com a expertise que temos nos mercados nacional e internacional, buscar selecionar aquilo que melhor tem convergência com esses mercados”, afirma. “A Invest com essa visão de mercado e a UEL com a prototipação e as questões técnicas que envolvem uma embalagem de alimentos.”

São cinco categorias para apresentação de projetos de redesign de embalagens: chips (mandioca e banana), doces (bala de banana), geleias e compotas (frutas), xaropes e mel (melado de cana e mel de abelhas) e chá de infusão (erva-mate verde e tostada). No ato da inscrição, o candidato deve indicar a categoria de produto em que deseja concorrer, com no mínimo uma e no máximo cinco categorias.

Podem participar pessoas físicas e jurídicas maiores de 18 anos, desde estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos de design, engenharia, publicidade e propaganda, administração e áreas afins; professores de Instituições de Ensino Superior dessas áreas; e prestadores de serviços voltados para embalagem, MEIs, agência de design, propaganda ou atividades afins, com registro no Estado do Paraná.

Entre os benefícios para os participantes estão a visibilidade com a divulgação dos projetos vencedores; o credenciamento para prestação de serviço aos produtores e empreendimentos participantes do VRS; certificado de participação para todos os participantes que submeterem propostas finais por meio de projetos técnicos; e certificado e selo de Honra ao Mérito aos vencedores de cada categoria de produto do concurso.

Após o período de inscrição, os selecionados irão desenvolver os projetos, submetendo-os na sequência às propostas finais, até que sejam escolhidas as iniciativas vencedoras. A divulgação do resultado está prevista para dezembro deste ano.

O chamamento público é uma parceria da Invest Paraná, por meio do VRS, com o Núcleo Interdisciplinar de Gestão Pública (NIGEP), da Universidade Estadual de Londrina (UEL), e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (Fauel).

VRS – O programa Vocações Regionais Sustentáveis incentiva o desenvolvimento econômico sustentável de diferentes regiões paranaenses. O programa trabalha com as comunidades locais para inserir valor comercial à produção de pequenos empreendedores, sem deixar de lado processos tradicionais e até históricos de produção.

O VRS atua nas regiões da Mata Atlântica, no Litoral, com produtos de banana, palmito pupunha, açaí juçara, frutas sazonais e turismo; no Vale do Ribeira, área que é grande produtora de tangerina e com potencial turístico; no entorno da futura Represa do Miringuava, em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, com a produção agrícola local; e na Região Centro-Sul, com erva-mate e pinhão.