Interessados ainda podem se inscrever na conferência estadual sobre igualdade racial

Em formato híbrido, o evento acontecerá de sexta-feira (8) a domingo (11), em Maringá. Programação inclui palestras e oficinas sobre o racismo estrutural e as formas correlatas de discriminação étnico-racial, educação e meio ambiente.
05/04/2022 - 12:40

Os interessados em participar da 5ª Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial ainda podem se inscrever. Em formato híbrido, o evento acontecerá de sexta-feira (8) a domingo (11), em Maringá, para debater as principais questões da Igualdade Racial no Estado.

A programação incluirá palestras e oficinas sobre o racismo estrutural e as formas correlatas de discriminação étnico-racial, educação, meio ambiente, intolerância religiosa, população indígena, ciganos, além de segurança pública e desenvolvimento urbano. As inscrições podem ser feitas pelo site da Sejuf (AQUI).

A caravana da Promoção da Igualdade Racial, organizada e realizada pelo Consepir, percorreu 70 municípios do Estado para organizar as conferências municipais. Em cada cidade foram eleitos delegados e levantadas três propostas para serem levadas para a Conferência Estadual.

O presidente do Consepir, Saul Dorval, adianta algumas propostas que serão debatidas durante a Conferência Estadual, como a inclusão das histórias africana e indígena na grade curricular do ensino público do Paraná e o incentivo para as empresas contratarem pessoas negras. “O plano também prevê o combate à discriminação contra outras comunidades, como os ciganos, indígenas e quilombolas”, afirma.

A Conferência Estadual também vai tratar de questões como atendimento à saúde para os indígenas e apoio nas ações ambientais dos quilombolas.

O encontro terá participação da sociedade civil e de gestores públicos municipais, estaduais e federais, como o advogado Paulo Roberto, titular da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

PROGRAMAÇÃO – A abertura da Conferência será às 14h da sexta-feira (8), no Centro de Ação Cultural de Maringá (Av. XV de Novembro, 314). Em seguida, haverá apresentações culturais na Praça Renato Celidónio, com a participação de grupos folclóricos ciganos, indígenas, quilombolas, africanos e ucranianos. A mesa oficial está marcada para as 19h, no Auditório Hélio Moreira, anexo à Praça Municipal.

No sábado, entre às 9h e 17h, ocorrerá um encontro dos delegados para discutir e aprovar as demandas políticas identificadas nas conferências municipais, decidindo o que deverá ser implantado ou não nas políticas raciais do Estado.

Também haverá uma mostra paralela, aberta às 14h, para tratar de políticas públicas de igualdade racial, com a presença de representantes municipais que atuam em áreas como assistência social, direitos humanos e promoção de igualdade racial.

Já no domingo, a partir das 14h, acontece a plenária para aprovar o relatório final com as informações debatidas pelos conferencistas e delegados municipais.