Entre outubro de 2020 e março de 2021 o número de demandas em andamento na Ouvidoria do Instituto Água e Terra (IAT), que ainda necessitam de resposta, diminuiu em 43%. Os atendimentos em curso reduziram de 837 para 470. O reforço no quadro de servidores é uma das ações responsáveis pelo desempenho.
A Ouvidoria é o setor responsável pelo atendimento às demandas e denúncias da população para assuntos relativos ao órgão. O IAT, vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, recebe, em média, 400 contatos da população por mês por esse canal. São denúncias que requerem apuração de eventuais crimes ambientais. A redução de ocorrências em tramitação verificada entre outubro de 2020 e março deste ano se deve à maior eficiência e agilidade na resolução dos casos.
As apurações das demandas são feitas pelas equipes de técnicos e fiscais de cada Escritório Regional do instituto. Este tratamento qualificado diminuiui o prazo de resposta das solicitações feitas à Ouvidoria e, consequentemente, do número de reivindicações em aberto.
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De acordo com o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, uma das medidas adotadas pela pasta para reduzir ainda mais o número de tramitações em aberto é a contratação de novos servidores por Processo Seletivo Simplificado (PSS).
“Somente em fevereiro e março deste ano, cerca de 200 novos colaboradores incorporaram o nosso corpo técnico. Temos, atualmente, 680 trabalhadores de diversas áreas que compõem o IAT, quase 10 vezes mais do que tínhamos dois anos atrás”, disse.
As contratações por PSS foram a solução encontrada pelo órgão para recompor o quadro de pessoal, que ficou defasado após 30 anos sem concurso. O último edital para contratação por concurso público foi suspenso devido à pandemia. As 130 vagas disponibilizadas deverão ser preenchidas assim que o problema da Covid-19 for superado.
AGILIDADE – A redução dos atendimentos em andamento no período é resultado da maior agilidade. “Temos conseguido diminuir este número de demandas em aberto justamente pelo aumento na agilidade do atendimento. Menos tempo de resposta gera menos demandas em andamento”, explica Ilton Mendes Junior, agente de Ouvidoria e Transparência do IAT.
Os canais de atendimento da Ouvidoria do Instituto Água e Terra recebem solicitações, sugestões, reclamações, denúncias e elogios ao órgão e seus servidores e sobre as ações e programas. Basta acessar o site http://www.iat.pr.gov.br/ na aba Menu Institucional / Fale com o IAT. Também é possível registrar a demanda nos telefones: (41) 3213-3466 / (41) 3213-3873 ou 0800-643-0304.
PORTAL DA TRANSPARÊNCIA – O Instituto Água e Terra reformulou no último semestre a acessibilidade às informações disponibilizadas no Portal de Transparência do Estado. Atualmente, são 14 categorias com subtítulos referentes ao quadro de recursos humanos, despesas, licitações, convênios, contratos, licenciamento ambiental e programas ambientais.
Também é possível acessar informações referentes ao Fundo Estadual do Meio Ambiente (FEMA), verba utilizada para o financiamento de medidas ambientais. A intenção é fomentar e desenvolver a cultura da transparência dentro do IAT, de maneira a facilitar o acesso a informações atualizadas e contínuas.