Começou em Curitiba nesta quinta-feira (17) o 2º Encontro das Fundações de Apoio e Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) do Paraná. O evento, que segue nesta sexta-feira (18) debate temas estratégicos, técnicos e operacionais relacionados ao funcionamento das ICTs e suas respectivas fundações, além de incluir palestras e discussões sobre o impacto da legislação na gestão de projetos deste setor.
Promovido pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e da Fundação Araucária, em parceria com a Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar), o encontro também deve resultar em um documento com propostas para o fortalecimento da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Estado.
O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Aldo Bona, lembrou que o encontro pode, além disso, contribuir para o aperfeiçoamento do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná.
“A regulamentação do processo de funcionamento das Fundações de Apoio às instituições de pesquisa científica estaduais é recente, mas temos o desejo de que este caminho das relações entre elas e suas fundações de apoio seja sólido e de gestão de inúmeros projetos. Isso precisa ser feito em alinhamento com os órgãos de controle, respeitando a legislação. Então este momento de troca de experiências ajuda a crescer nesta direção”, enfatizou o secretário.
Na abertura, o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, destacou a importância da troca de experiências para o melhor alinhamento e segurança nas ações com os órgãos de controle. “Esta é uma excelente oportunidade de juntarmos a experiência que a Funpar tem no sistema federal com a do sistema estadual de ciência e tecnologia, que embora seja mais jovem é muito robusto, para que possamos alinhar, discutir e propor estratégias em termos de diálogo com os órgãos de controle”, ressaltou o reitor.
Segundo a diretora de programas da Funpar, Cris Alessi, o documento que será elaborado ao final do encontro será conduzido pela Seti e deve aproximar, ainda mais, as instituições dos órgãos de controle. “Este é um momento para conversarmos sobre as oportunidades e grandes desafios que enfrentamos. De maneira colaborativa, vamos construir um documento com proposições e pedidos para que tenhamos ações coordenadas de maneira a colaborar com todo o sistema paranaense”, explicou.
AVANÇO - Ao falar da importância do aprimoramento dos processos das Fundações de Apoio, o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig, ressaltou o apoio dado pelo Governo do Estado para o avanço da ciência no Paraná. “O governador Carlos Massa Ratinho Junior nos deu excepcionais condições para evoluirmos muito no nosso sistema estadual de ciência e tecnologia, com os recursos necessários para avançarmos. E podemos aprimorar os instrumentos de gestão dos nossos programas para avançarmos ainda mais. As Fundações de Apoio é que fazem a gestão de grandes projetos científicos e tecnológicos, é importante que aprimorem os seus processos”.
Os reitores das universidades estaduais do Oeste do Paraná (Unioeste), Alexandre Almeida Webber; de Londrina (UEL) Marta Regina Favaro, de Ponta Grossa (UEPG,) Miguel Sanches Neto, e de Maringá (UEM) Leandro Vanalli, participam do evento.
A programação do Encontro das Fundações de Apoio e das Instituições de Ciência e Tecnologia do Estado, que acontece na sede da Funpar, em Curitiba, segue até a manhã desta sexta-feira (18).