Inscrições para edital de apoio a projetos na Mata Atlântica estão na reta final

Chamada da Teia de Soluções tem como objetivo desenvolver soluções para o crescimento do turismo de natureza e o fortalecimento de comunidades tradicionais na porção paranaense da Grande Reserva Mata Atlântica. Também apoiam a iniciativa a Fundação Araucária e a Secretaria da Ci~encia, Tecnologia e Ensino Superior.
23/07/2024 - 14:33

As inscrições da Chamada da Teia de Soluções 2024 se encerram nesta quarta-feira (24), às 18 horas e podem realizadas acessando esse link. O edital é uma iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e conta com o apoio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e de outras entidades como a Fundação Araucária e Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

As inscrições são gratuitas e serão analisadas por um comitê composto por representantes das instituições organizadoras. O resultado da chamada está previsto para acontecer no dia 4 de outubro e os projetos terão de 12 a 24 meses para serem realizados.

Ela foi criada em 2020 e tem como objetivo desenvolver soluções para o crescimento do turismo de natureza, a adaptação climática e o fortalecimento de comunidades tradicionais na porção paranaense da Grande Reserva Mata Atlântica, que abrange 18 municípios do Estado. Nestes quatro anos, mais de 880 participantes receberam o suporte da Teia de Soluções.

Ao final, serão destinados até R$ 2,2 milhões para os melhores projetos inscritos, que devem responder a um dos três desafios: promover o turismo de natureza por meio da conexão de negócios, projetos e programas, fortalecendo a região da Mata Atlântica paranaense como destino nacional e internacional; garantir o protagonismo de comunidades locais por meio da formação, valorização e implementação de negócios ou de projetos sustentáveis; e incentivar projetos que promovam adaptação da sociedade às mudanças climáticas, atentos à segurança hídrica ou à resiliência costeiro-marinha.

“Investir em projetos preocupados com o desenvolvimento regional, mas também com o futuro do planeta e com o bem-estar das pessoas, é a combinação perfeita para que esses recursos façam a diferença”, declarou o superintendente do BRDE, Paulo Starke Junior.

Para Luiz Márcio Spinosa, diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, a iniciativa é de suma importância para o Estado. "Olhar para um dos territórios mais importantes para a conservação da Mata Atlântica, aliando a inovação prática para promover o turismo de natureza, fortalecer comunidades tradicionais e preparar a sociedade para enfrentar as mudanças do clima é estratégico para o Paraná e os seus cidadãos. Neste novo processo, vamos estimular o desenvolvimento de soluções para temas latentes, que merecem a atenção de todos”, disse.

“Acreditamos que propostas inovadoras e com potencial de escala são essenciais para endereçar desafios sociais e ambientais existentes. Buscamos iniciativas que geram impacto concreto neste território de grande relevância ambiental, social e cultural. Neste processo, assim como em outros, contribuímos não apenas com apoio financeiro, mas também com espaço para aprimoramento e detalhamento das soluções”, afirmou Malu Nunes, diretora executiva da Fundação Grupo Boticário.

Serviço:

Chamada Grande Reserva Mata Atlântica - Paraná: desenvolvendo o turismo de natureza, a adaptação climática e o fortalecimento de comunidades tradicionais

Período de inscrição: de 24 de junho até as 18 horas de 24 de julho de 2024

Mais informações e inscrição: acesse o site da Chamada da Teia de Soluções