Iniciação Científica começa com
mais de 80 trabalhos acadêmicos

16/07/2019 - 16:30

Começaram nesta terça (16) e vai até esta quinta (18) as apresentações do Programa de Iniciação Científica (ProICI) do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar). Os 81 trabalhos acadêmicos fazem parte do XXVII Seminário do ProICI e do IX Seminário do Programa em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.

As apresentações orais ocorrem no auditório do Iapar em Londrina e as apresentações em formato de pôster estão sendo realizadas no saguão do prédio principal.

Os trabalhos científicos estão sendo apresentados por estudantes de graduação de 13 universidades públicas e privadas de todo o Paraná nos diversos polos de pesquisa e estações experimentais do Iapar espalhados pelo Estado. Além de receber os estudantes, pesquisadores do Iapar orientam os universitários na pesquisa, que vai além da Agronomia. O ProICI deste ano conta com acadêmicos de diversos cursos, como Sistemas de Informação, Engenharia da Computação, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Química, Economia e Zootecnia.

DESTAQUES NO BRASIL E MUNDO - Na abertura do ProICI a assessora da diretoria de pesquisa do Iapar, Vania Cirino, salientou que em 27 anos de atuação mais de mil estudantes já passaram pelo ProICI, o que foi decisivo na formação dos universitários. “Os estudantes que passam pelo ProICI fazem a diferença por onde passam. Tenho a grata satisfação de ter um ex-orientado como professor de uma renomada universidade norte-americana. Assim como ele há muitos outros trabalhando em instituições de destaque pelo Brasil e o mundo”, ressaltou Cirino.

Muitos alunos que passaram pelo ProICI se tornaram pesquisadores do Iapar. Um exemplo é a pesquisadora e atual coordenadora do mestrado em Agricultura Conservacionista do Iapar, Rubia Molina, que foi bolsista do ProICI durante a graduação.

Vania Cirino salientou também que o Iapar além de ser uma instituição de pesquisa, preocupada em buscar soluções para a agricultura e pecuária paranaense, também exerce um papel ativo na formação de recursos humanos. “A oportunidade que o Iapar oferece a cada um desses estudantes é ímpar pelo elevado nível técnico dos orientadores e dos trabalhos de pesquisa aqui realizados”, destacou.

HOMENAGEM - A abertura do ProICI também homenageou postumamente a pesquisadora do Iapar Marizangela Ávila, que era membro do Comitê Institucional do ProICI e morreu há pouco tempo. Todos os participantes fizeram um minuto de silêncio em memória ao trabalho da pesquisadora.