Infraestrutura da pequena Mirador é transformada com apoio do Governo

Governador Carlos Massa Ratinho Junior visitou nesta sexta-feira (14) as obras do município de 2,2 mil habitantes no Noroeste do Estado. Pacote do Estado envolve obras do Asfalto Novo, Vida Nova, pavimentação de estrada rural, um barracão industrial e o programa Meu Campinho para crianças.
14/06/2024 - 16:07

Asfalto novo que vai chegar a 80% da cidade, iluminação de LED, pavimentação da estrada rural até o distrito de Quatro Marcos, barracão industrial e uma unidade do Meu Campinho. A infraestrutura de Mirador, no Noroeste do Paraná, está sendo transformada com apoio do Governo do Estado, com investimentos que somam quase R$ 14 milhões. Nesta sexta-feira (14), o governador Carlos Massa Ratinho Junior esteve na cidade para vistoriar as obras.

Com uma população de 2.238 pessoas, segundo o Censo 2022, Mirador foi o município que inspirou a criação do programa Asfalto Novo, Vida Nova, que leva pavimentação asfáltica e iluminação de LED nos municípios de pequeno porte do Paraná. Isso porque apenas 30% da cidade tinha ruas pavimentadas, com muita poeira e lama inclusive nas vias da área central.

“Mirador era uma cidade que tinha praticamente só chão batido. E foi para resolver problemas como esse que lançamos o Asfalto Novo, Vida Nova, que está levando 100% de asfalto a mais 220 municípios de uma só vez”, afirmou Ratinho Junior. “E são muitas obras no município. Temos a pavimentação da área rural, para ligar a cidade aos distritos, o barracão para atrair empresas que vão gerar emprego e o Meu Campinho, que é um local adequado, com campo de grama sintética, para a piazada se divertir. É uma parceria boa com o município”.

O investimento em Mirador pelo programa é de R$ 5,5 milhões, o que vai garantir pavimentação de 19,3 mil metros quadrados de vias com serviços completos, incluindo terraplenagem, base, revestimento, meio-fio, urbanização, sinalização de trânsito, drenagem, ensaios tecnológicos, além da iluminação, com 494 luminárias LED. Além disso, o município também recebeu mais R$ 2 milhões a fundo perdido da Secretaria de Estado das Cidades para pavimentação de outras ruas.

O prefeito Fabiano Travain contou que nem mesmo as ruas próximas à prefeitura eram pavimentadas. "Tinha casas aqui na área central construídas há 40, 50 anos. As pessoas viviam na poeira quando fazia seca e na lama quando chovia", disse. "Agora a população está muito contente, porque valoriza o imóvel, dá qualidade de vida, melhora as condições de saúde. Porque muitos sofriam com problemas alérgicos, e agora com asfalto todos esses problemas vão acabar".

ESTRADA RURAL – O distrito de Quatro Marcos, onde vivem cerca de 400 pessoas, também vai ter a estrada pavimentada. O trecho de 4,5 quilômetros vai receber blocos sextavados, em um investimento de R$ 5,5 milhões do Governo do Estado junto com a contrapartida de R$ 570 mil do município. O projeto faz parte do programa Estradas da Integração, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, que está pavimentando mais de 1,2 mil quilômetros de estradas rurais em 345 municípios.

Além de agilizar o escoamento da produção dos agricultores familiares do distrito, a obra também garante um acesso mais fácil da população a serviços de saúde, educação e no deslocamento até a cidade. O trecho também facilita a ligação entre as rodovias PR-559 e PR-218, ligando Mirador a Amaporã e Paranavaí.

MEU CAMPINHO – A criançada de Mirador também tem muito o que comemorar. Elas têm acesso agora a lugar adequado para brincar e praticar esportes, com o Meu Campinho construído pelo Governo do Estado. O espaço conta com playground moderno, quadra de basquete e quadra de futebol com grama sintética. O investimento da Secid na unidade foi de R$ 778,5 mil.

Ao lado do Meu Campinho, o governo também está construindo um barracão industrial. Com repasse de R$ 591,5 mil da Secid, o projeto está em pouco mais de 60% de execução e será disponibilizado pelo município para que empresas se instalem para gerar emprego para a população. A prefeitura já aprovou o projeto para a instalação de um segundo barracão na cidade.

RIO IVAÍ – O governador anunciou ainda que o Estado fará os estudos para recolocar uma balsa sobre o Rio Ivaí, para ligar Mirador ao município de Guaporema. Atualmente, para se deslocar entre as duas cidades, a população precisa fazer um desvio de mais de 60 quilômetros.

PRESENÇAS – Acompanharam a visita os secretários estaduais de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; e do Turismo, Marcio Nunes; e os deputados estaduais Alexandre Curi e Soldado Adriano José.