O Banco de Leite do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) atende a demanda de 25 municípios que integram a 10ª Regional de Saúde. O ano passado foi marcado pelo atendimento intenso, especialmente no que diz respeito à necessidade de apoio à amamentação, com alta de 66% em relação a 2023 – foram 500 atendimentos por mês em 2024 e 300 no ano anterior.
Na maioria dos casos, esses atendimentos são voltados para mães que precisam de orientações para amamentar ou que tiveram mastite, uma infecção dolorosa que pode acontecer nos primeiros meses de amamentação.
Em 2024, segundo Anelise Vieczorek enfermeira responsável pelo Banco de Leite do HUOP, 1.069 mães fizeram doação de leite, mantendo a mesma média de 2023 que foi de 300 litros por mês. “As mães que possuem excesso de leite podem realizar a doação sem prejudicar a amamentação de seus filhos. É um ato de solidariedade que ajuda a alimentar e salvar a vida de muitos bebês”.
Ela ressalta que a divulgação do trabalho realizado no Banco de Leite é fundamental para garantir a continuidade das doações. “O trabalho que a mídia faz ao divulgar o Banco de Leite do HUOP nos ajuda muito a aumentar as doações a cada ano”, ressaltou Anelise.
As doações recebidas pelo Banco de Leite do HUOP são utilizadas para alimentar bebês internados na unidade neonatal, evitando que os prematuros precisem recorrer a fórmulas infantis.
COMO DOAR – Mães interessadas em doar leite e que residem em Cascavel podem entrar em contato pelo telefone (45) 3321-5243 para receber orientações sobre coleta e armazenamento, além do agendamento da coleta pelo carro do Banco de Leite.
Aquelas de outros municípios da 10ª Regional de Saúde também podem participar, entrando em contato com o Banco para receber as instruções sobre como fazer a doação no posto de saúde local. A doação será transportada para o Banco de Leite por uma das ambulâncias que trazem pacientes a Cascavel.
SOBRE O BANCO DE LEITE – Desde 1998, o HUOP tem se dedicado ao apoio ao aleitamento materno e, em setembro de 2005, recebeu o título de hospital amigo da criança, concedido pela Unicef e o Ministério da Saúde. O objetivo do Banco é ajudar mães que enfrentam dificuldades com a amamentação, oferecendo orientação qualificada sobre doação de leite e cuidados com a saúde infantil.
O leite doado passa por um rigoroso processo de seleção, classificação e pasteurização, sendo distribuído com qualidade certificada para bebês internados no HUOP e em outros hospitais da região.