O atual cenário e a necessidade de fortalecimento das ações para atingir as metas das coberturas vacinais são os temas principais do 11º Encontro PlanificaSUS Paraná – iniciativa nacional de educação permanente dos profissionais da saúde pública. O evento começou nesta terça-feira (7) e reúne cerca de 120 técnicos, entre tutores do PlanificaSUS (que são capacitados para serem multiplicadores do conhecimento gerado no encontro) e profissionais da imunização das 22 Regionais de Saúde.
Promovido pela secretaria estadual da Saúde (Sesa), o encontro, que vai até quinta-feira (9), no auditório da Biblioteca Pública do Paraná, em Curitiba, também aborda as atualizações do calendário vacinal propostas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). Será discutido, ainda, o processo de avaliação e monitoramento das etapas anteriores já realizadas pelo PlanificaSUS Paraná.
O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, explica que o acompanhamento dos indicadores possibilita que as equipes da saúde envolvidas no PlanificaSUS qualifiquem cada vez mais os processos de trabalho e proponham ações de melhoria contínua. Tudo isso com foco principal no atendimento realizado a todos os usuários do SUS no Paraná.
No evento, a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes, disse que esta etapa do PlanificaSUS é uma oportunidade de discutir e falar sobre a importância da vacina com profissionais das unidades de saúde e ambulatórios envolvidas no processo.
“Mais uma vez estamos reunidos para falar sobre a vacinação. É preciso discutir muito sobre o assunto em todos os encontros do PlanificaSUS. Por meio destes encontros é possível realizar o monitoramento e avaliação dos processos de trabalho das Unidades de Saúde, proporcionando a qualificação para que o trabalho ocorra da melhor maneira possível em todo o Estado”, explicou Maria Goretti.
PLANIFICASUS - Os encontros com os tutores regionais são desenvolvidos de acordo com a metodologia proposta pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), em parceria com o Ministério da Saúde, e executada pelo Hospital Israelita Albert Einstein. O Paraná aderiu a estratégia PlanificaSUS em 2019, inicialmente na 4ª Região de Saúde de Irati, e em 2021 foi o primeiro Estado a expandir a metodologia para todas as regiões do Estado.