Ilha do Mel: IAT inicia instalação de placas educativas de cuidado com fauna

Serão nove outdoors no total, colocados nas praias de Encantadas (4), Nova Brasília (4) e Bananal (1), com frases que buscam conscientizar moradores e turistas em relação aos cuidados e a boa convivência com a fauna nativa.
Publicação
24/01/2025 - 16:10

Confira o áudio desta notícia

O Instituto Água e Terra (IAT) começou a instalar nesta quinta-feira (23), na Ilha do Mel, em Paranaguá, no Litoral, placas de sinalização voltadas para a conscientização de moradores e turistas em relação aos cuidados com a fauna nativa. São nove outdoors, colocados nas praias de Encantadas (4), Nova Brasília (4) e Bananal (1).

Entre os conteúdos de educação ambiental em destaque estão frases como “Não tente afugentar os animais silvestres” e “Os animais silvestres estão em seu habitat natural e não apresentam perigo, a menos que se sintam ameaçados. Por isso, é importante não se aproximar, tocar ou alimentá-los”.

“São diversos tipos de animais andando pelas trilhas na Ilha do Mel, precisamos ter cuidado. O objetivo das placas é lembrar as pessoas que elas estão vindo para um ambiente natural e vão encontrar esses animais em algum momento”, afirma a veterinária do IAT, Letícia Koproski.

Os animais comumente encontrados na Ilha estão o jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris), gato-mourisco (Herpailurus yagouaroundi), gambá-de-orelha-branca (Didelphis albiventris) e a coral-pintada (Micrurus corallinus), entre outros. Nesses casos, a orientação é entrar em contato com a Batalhão de Polícia Ambiental-Força Verde (BPAmb-FV) pelo telefone (41) 3420-9400 ou com o escritório regional do IAT no Litoral (41) 3422-8718.

ABELHAS – Também como forma de promover a educação ambiental, a equipe do setor de Biodiversidade do IAT fez a manutenção das sete colmeias do projeto Poliniza Paraná instaladas na Ilha do Mel. O objetivo foi promover o convívio e contato das pessoas com as abelhas nativas sem ferrão e também fazer o reforço populacional das espécies.

As caixas abrigam quatro tipos de abelhas nativas – Mirim, Iraí, Manduri e Jataí –, e estão localizadas na Ponta Oeste.

“É um local com bastante área preservada o que, por si só, já é um local educativo. A ideia foi trazer a comunidade e os turistas para criarem conexão com as abelhas”, explica a bióloga do IAT Nathalia Colombo.

POLINIZA PARANÁ – Lançado em janeiro de 2022 pela Sedest, o Poliniza Paraná instala colmeias de abelhas nativas sem ferrão em diversas cidades do Estado, despertando na sociedade a importância dos polinizadores, a partir da educação ambiental.

O projeto é uma linha de ação do Paraná Mais Verde, regulamentado pela Lei Estadual n° 20.738/2021, e é um dos meios de se alcançar as metas definidas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), principalmente relacionado ao objetivo 15 - Vida Terrestre.

Clique AQUI para conhecer o projeto e saber como participar.

GALERIA DE IMAGENS