Foi inaugurado nesta quinta-feira (1º), em Ibaiti, no Norte Pioneiro, o primeiro Quartel de Bombeiro Integrado do Paraná. A iniciativa é fruto da lei sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, em novembro do ano passado, que institui o programa Bombeiro Integrado no Estado. A nova legislação permite a atuação conjunta do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) com os agentes de Defesa Civil municipais.
"Hoje inauguramos o 1º Quartel de Bombeiro Integrado do Corpo de Bombeiros do Paraná. O objetivo é ampliar os serviços prestados pela instituição em toda a região do Norte Pioneiro. A Corporação consegue com isso potencializar os seus serviços, com o auxílio de agentes de Defesa Civil, em conjunto com os nossos bombeiros militares, aumentando os serviços na área de combate a incêndio, de busca, salvamento. E também teremos agora aqui em Ibaiti a presença do serviço do Siate, com a entrega de uma ambulância ao município", disse o comandante-geral do CBMPR, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior.
De acordo com a lei, o Quartel de Bombeiro Integrado pode ser criado por convênios entre o poder público e o Corpo de Bombeiros em cidades com menos de 60 mil habitantes. O local deve, obrigatoriamente, funcionar com a presença mista de bombeiros militares e agentes de Defesa Civil, sendo que a direção e coordenação das ações conjuntas é sempre de responsabilidade da Corporação.
A Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) e o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná são responsáveis pela operacionalização, formalização dos convênios e regulamentação do Bombeiro Integrado.
No caso de Ibaiti, o efetivo é composto por 10 bombeiros militares e 12 agentes da Defesa Civil. Servidor municipal ou de consórcio de municípios com formação estabelecida no Programa Brigada Comunitária, o agente de Defesa Civil tem a função de apoio durante as missões, trabalhando sob a supervisão de um bombeiro militar.
A finalidade desse tipo de unidade é atuar de forma integrada nas operações de prevenção, combate a incêndio e a desastres, buscas, salvamentos e socorros públicos. O processo de mudança de posto de Bombeiro Comunitário (onde há apenas um bombeiro militar e uma equipe de agentes da Defesa Civil) para Quartel de Bombeiro Integrado garantiu o aumento da capacidade de resposta operacional na região, principalmente em relação aos atendimentos em rodovia, que em sua grande maioria exigem técnicas e equipamentos para resgate veicular.
- Polícia Científica leva exposição sobre crimes ambientais para Matinhos e Guaratuba
- Mulheres privadas de liberdade produzem fantasias para escola de samba de Curitiba
VEÍCULOS – A região também recebeu o reforço de duas ambulâncias do Siate para atendimentos em conjunto com o Samu – uma delas ficará em Ibaiti. No mesmo evento, foram entregues pela Secretaria da Saúde (Sesa) outros veículos para a utilização dos serviços de atendimento à população do município e da região, sendo dois deles ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel (Samu).
Na mesma solenidade foi inaugurado o heliponto municipal. A estrutura promete dar maior celeridade ao transporte aéreo de pacientes e vítimas de acidentes, em casos mais graves ou que exijam tratamento especializado.
QUARTEL – O quartel de Ibaiti, implantado como 3ª Seção de Bombeiros do 7º Subgrupamento de Bombeiros Independentes (7º SGBI), com sede em Santo Antônio da Platina, vai prestar atendimento para a microrregião do Vale do Rio das Cinzas – que inclui municípios de Ibaiti, Japira, Jaboti, Pinhalão, Tomazina, Jundiaí do Sul e Conselheiro Mairinck.
A sede foi reformada e possui 295,23 metros quadrados de área construída, com alojamentos confortáveis, salas e almoxarifado. Ela está estrategicamente localizada em frente ao heliponto municipal. Durante o evento, o cabo David Fernandes da Costa, que vinha gerenciando a então unidade de Bombeiro Comunitário desde 2015, foi homenageado pela instituição.
PRESENÇAS – Participaram da solenidade secretário estadual da Saúde, Beto Preto; o deputado federal Pedro Lupion; os deputados estaduais Alexandre Curi e Luiz Claudio Romanelli; o comandante do 2º Comando Regional de Bombeiro Militar (2º CRBM), tenente-coronel Fábio Roberto de Azevedo Thereza; o comandante do 7º Subgrupamento de Bombeiros Independentes (7º SGBI), major Ezequiel Roberto Siqueira; o prefeito de Ibaiti, Antonely Carvalho; além de prefeitos da região e outras autoridades.