O Serviço Geológico do Brasil completou nesta terça-feira (29) 50 anos de atividades que foram comemorados no Paraná, em solenidade conjunta entre o Núcleo de Apoio Técnico de Curitiba e o Instituto de Terras, Cartografia e Geologia (ITCG). O Instituto apresentou os resultados do Mapeamento Geológico do Grupo Serra Geral no Paraná.
O diretor de Geologia, Luciano Cordeiro de Loyola, explica que se trata de um projeto de grande porte desenvolvido entre 2003 e 2018, iniciado pela extinta Mineropar e concluído pela atual Diretoria de Geologia do Instituto. Os dados agora estão disponíveis para o público em geral, incluindo Nota Explicativa, Mapa Geológico na escala 1:250.000 e Pontos de Campo. Confira os links abaixo.
Segundo Loyola, os resultados representam uma grande evolução do conhecimento sobre as rochas vulcânicas da Região Sudoeste, Oeste e Centro Norte do Estado, cobrindo cerca de 60 mil km2 do Paraná, com aplicações no planejamento e gestão do meio físico, no fomento à indústria mineral e no aproveitamento dos recursos hídricos subterrâneos.
Foi também destacada no evento a preparação de um convênio a ser firmado entre o Serviço Geológico do Brasil, o ITCG e o Departamento de Geologia da Universidade Federal do Paraná, visando a atualização do Mapa Geológico do Estado do Paraná.
O convênio, de acordo com Loyola, vai permitir a análise integrada e a consistência de um grande volume de dados de diferentes fontes e escalas. “A versão atualizada preencherá a lacuna na divulgação do conhecimento geológico do Estado, passados 14 anos da publicação do último mapa pela Mineropar”, disse.
INTERESSE MINERAL - Outro projeto lançado foi o das Áreas de Relevante Interesse Mineral (Arim) Vale do Ribeira. São estudos recentes desenvolvidos pelo Serviço Geológico sobre o potencial de mineração naquela região do Paraná, que exemplificam como é a atuação da empresa, focada em ampliar o conhecimento geológico e fomentar a pesquisa mineral. Foram lançados, ainda, os Mapas de Recursos Minerais da Bacia de Castro e de Recursos Minerais Integrados.
O diretor de Geologia e Recursos Minerais da CPRM, José Leonardo Andriotti, ressaltou que nessas comemorações abertas ao público, o Serviço Geológico está mostrando para a comunidade os produtos que a instituição gera.
“Sempre mantivemos parceria bastante salutar na geologia e nos recursos minerais com o Governo do Paraná e pretendemos manter isso, porque gera produtos que vêm em benefício da comunidade. Uma vez que mostramos a potencialidade geológica de uma área, investidores vão para o local e geram empregos”, ressaltou Andriotti.
O SGB/CPRM - O Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) é uma empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia com a missão de gerar e disseminar conhecimento geocientífico com excelência, contribuindo para melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento sustentável do Brasil.
A CRPM foi instituída pelo Decreto-Lei nº 764, de 15 de agosto de 1969, iniciando suas atividades em 30 de janeiro de 1970 e adquirindo status de empresa pública em 28 de dezembro de 1994 (Lei nº 8970).
PARTICIPAÇÕES - Entre outros presentes, participaram do evento que aconteceu no auditório do ITCG, em Curitiba, o diretor-presidente do Instituto, Mozarte de Quadros Junior, o diretor-geral da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Rasca Rodrigues, o diretor de Geologia e Recursos Minerais do SGB, José Leonardo Andriotti, a chefe do Núcleo de Apoio Técnico/CPRM de Curitiba, Mariane Brumatti, e o gerente de Geologia e Recursos Minerais da Superintendência Regional/SGB de São Paulo, Mauricio Pavan Silva.
Links:
NOTA EXPLICATIVA
MAPA GEOLÓGICO
PONTOS DE CAMPO