O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná), por meio do programa RenovaPR, levará à Expoingá a Vitrine do Biogás e do Biometano. Trata-se de uma parceria com o Sistema Faep/Senar, Cibiogás, Itaipu Binacional e Sociedade Rural do Paraná.
Já apresentada no Show Rural Coopavel e na ExpoLondrina, a Vitrine permite que os visitantes conheçam o sistema de geração de energia através da produção de biogás e biometano. Ela estará localizada no Agromuseu – espaço do IDR-Paraná na exposição, que ocorre de 9 a 19 de maio.
De acordo com Herlon Goelzer de Almeida, coordenador do RenovaPR, a parceria com as demais instituições permitiu que a Vitrine fosse instalada em mais um importante evento agro do Estado.
“Desta forma, conseguimos estimular o agricultor, as cooperativas, as agroindústrias da região a aproveitarem dejetos animas e resíduos agroindustriais para gerar riqueza. Seja como energia elétrica, energia térmica ou combustível – pela filtragem do biogás – para utilização em veículos do biometano, que é equivalente ao gás natural veicular”, ressaltou. “É uma possibilidade de o agricultor entender que pode transformar um passivo ambiental em energia”.
NA PRÁTICA – Assim como nas feiras anteriores, os visitantes da Expoingá serão recebidos em uma sala escura onde haverá a projeção de imagens acompanhadas de som e locução, com uma metodologia dinâmica em 3D. O vídeo apresentado terá duração de cinco minutos. Ele apresenta o uso de biodigestores para tratar dejetos animais e gerar energia em uma propriedade rural.
Nas imagens serão mostrados alguns modelos de biodigestores, as possibilidades de uso do biogás – energia térmica substituindo lenha, gerando energia elétrica ou transformado em biometano para uso na mobilidade veicular – e as vantagens de transformar os passivos ambientais em dinheiro.
O programa RenovaPR, criado pelo Governo do Paraná, completou dois anos em setembro do ano passado e, até agora, foram mais de 8,3 mil projetos desenvolvidos e aprovados que somam R$ 1,36 bilhão em investimentos. Com isso, o Paraná tem se consolidado cada vez mais como um dos grandes produtores nacionais de energia a partir de fontes renováveis, principalmente com as placas solares, que já constituem uma nova paisagem no campo.
IDR NA EXPOINGÁ – No espaço do IDR-Paraná na feira, agora denominado Agromuseu, o Instituto pretende mostrar o potencial da agroindústria na região de Maringá, dando ênfase às principais cadeias produtivas em que os profissionais do órgão atuam.
O Agromuseu ocupa 9 mil metros quadrados do parque de exposições e deve receber 300 mil visitantes. Sua principal função é demonstrar ao público e a pequenos produtores como é possível obter bons resultados com atividades agropecuárias sustentáveis.
Esse trabalho é o resultado da parceria do Instituto com a Universidade Estadual de Maringá (UEM), Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e Prefeitura de Maringá, além de outros órgãos do Sistema Estadual de Agricultura, como Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa-PR).