IAT renova convênio com Unifil para atendimento à fauna na região de Londrina

Centro Universitário Filadélfia abriga um dos quatro Centros de Atendimento à Fauna Silvestre (CAFS) em funcionamento no Paraná. Documento assinado nesta sexta-feira (19) ampliou a parceria até julho de 2029 e inclui um repasse total de R$ 2 milhões para fortalecer o atendimento veterinário na região Norte.
19/07/2024 - 16:20

O Instituto Água e Terra (IAT) e o Centro Universitário Filadélfia (Unifil), de Londrina, renovaram nesta sexta-feira (19) o convênio que permite a continuidade do funcionamento do Centro de Atendimento à Fauna Silvestre (CAFS) dentro do campus da instituição. A renovação tem validade de cinco anos, vai até julho de 2029, e inclui um repasse total do IAT de R$ 2 milhões para fortalecer o trabalho do centro na atenção à fauna. A parceria em prol dos cuidados com os animais silvestres teve início em 2020.

"A continuação dessa parceria é muito importante. A Unifil é uma instituição com uma história longa na região de Londrina. O aporte de recursos vai permitir que o CAFS tenha recursos materiais e equipamentos para fazer com que o trabalho desenvolvido com a fauna silvestre prossiga com tranquilidade e estrutura”, afirmou o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável Everton Souza. “É uma proposta em que tanto o Estado, a Universidade e os animais saem ganhando".

Atualmente, existem quatro CAFS em funcionamento no Estado. Além de Londrina, há unidades em Guarapuava, Maringá e Cascavel. Um quinto espaço será implementado no Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, ainda neste ano. Os centros são responsáveis pelo atendimento médico-veterinário à fauna silvestre nativa e exótica resgatada no Paraná, vítimas de acidentes ou maus-tratos, com o objetivo de devolver os animais com saúde para a natureza.

A unidade de Londrina foi a primeira implantada no Estado e também é a campeã em número de atendimentos da fauna paranaense. Foram 660 animais beneficiados por tratamento veterinário apenas no primeiro semestre de 2024. "A Unifil tem dado um apoio sem igual para o IAT no resgate de animais na nossa região, que engloba 26 municípios. São profissionais de grande competência, que prestam um atendimento excelente tanto em casos com animais pequenos quanto com os de grande porte", destacou o chefe regional do IAT em Londrina, Walter Helmuth Echert Junior.

“É uma parceria que traz benefícios para a cidade, para a região e para os nossos alunos. O que nós mais queremos é qualificar os nossos alunos para os diferentes campos de atuação da medicina veterinária", completou o reitor da Unifil, Eleazar Ferreira.

ESTRUTURA – O Centro de Apoio à Fauna Silvestre (CAFS) é um local preparado para receber, identificar, marcar, triar, avaliar e estabelecer tratamento veterinário para animais acolhidos por órgão ambiental em ações de fiscalização, resgates ou entrega voluntária por particulares. A permanência dos animais depende do tempo necessário para sua recuperação. O destino pode ser a soltura no habitat natural ou, quando é um risco devolvê-lo para a natureza, são encaminhados a criadouros habilitados pelo IAT, ou mantenedores individuais, igualmente habilitados.

As outras parcerias entre Instituto Água e Terra e clínica-escolas veterinárias de instituições de ensino superior paranaenses são com a Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), de Guarapuava; Centro Universitário de Cascavel (Univel) e Unicesumar, de Maringá.

CONTATO – Ao avistar algum animal silvestre ferido entre em contato pela Ouvidoria do Instituto Água e Terra ou com o Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde, da Polícia Militar do Paraná. Esses canais também recebem denúncias de atividades ilegais contra animais,

Se preferir, ligue para o Disque Denúncia 181. Informe de forma objetiva e precisa a localização e o que aconteceu com o animal. Quanto mais detalhes sobre a ocorrência, melhor será a apuração dos fatos e mais rapidamente as equipes conseguem fazer o atendimento.