IAT integra workshop que abordará pesquisa mineral e iniciativas no setor no Paraná

Evento, gratuito, ocorre de quarta (04) a sexta-feira (06), em Curitiba, e tem como objetivo reunir profissionais e instituições envolvidos na pesquisa mineral no Estado para discutir iniciativas, trocar experiências e fortalecer parcerias.
Publicação
02/09/2024 - 14:00

Confira o áudio desta notícia

O Instituto Água e Terra (IAT) vai participar do 1º Workshop de Pesquisa Mineral & Mineração no Paraná, que ocorre paralelamente ao 2º Encontro de Fiscalização da Agência Nacional de Mineração (ANM), a partir desta quarta-feira (04), em Curitiba, até sexta-feira (06). O evento é gratuito e tem como objetivo reunir profissionais e instituições envolvidos na pesquisa mineral no Estado para discutir iniciativas, trocar experiências e fortalecer parcerias.

O órgão ambiental paranaense será representado pelo geólogo Marcos Vitor Fabro Dias, do setor de Divisão Territorial. Ele apresenta a palestra sobre “A mineração no Paraná em números”.

O workshop ocorre no auditório do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), no bairro Bom Retiro, em Curitiba, com credenciamento a partir das 8h e cerimônia de abertura às 9h.

O evento, organizado pela Cerrados Consultoria, Agência Nacional de Mineração (ANM), Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), Agência Reguladora do Paraná (Agepar), Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e Associação dos Engenheiros de Minas do Paraná (Aempar), será transmitido ao vivo pelo canal TVSGBGOVB, no YouTube.

“O evento é importante porque visa fomentar a descoberta de bens minerais, que é a prospecção mineral, divulgando os resultados dos trabalhos de pesquisas realizados no Estado com objetivo de descobrir as riquezas minerais do Paraná”, explica o geólogo.

Em 2022 foram produzidos 68,5 milhões de toneladas de minério no Paraná, o que equivale a mais ou menos a produção agrícola do Estado (74,8 milhões de toneladas) naquele ano. Neste período, de acordo com o IAT, foram gerados 35 mil empregos na indústria extrativa mineral e na indústria de produtos de minerais não metálicos. São 3.230 estabelecimentos para a produção e extração do minério em solo paranaense.

A operação está presente em quase todos os municípios, seja na exploração da argila vermelha, para confecção de tijolos e telhas, ou exploração de rocha, para produção de brita e areia que, juntamente com o cimento, é a base da construção civil. Toda essa exploração mineral concedida e licenciada pelo IAT gera uma contribuição financeira, cujos recursos são destinados para os municípios (60%), Estado (15%), municípios afetados pela mineração (15%) e órgãos federais (10%).

“O workshop é um retorno para sociedade paranaense sobre mineração, com vários atores envolvidos, desde universidades, Agência Nacional de Mineração, Serviço Geológico do Brasil e o IAT. É uma boa discussão e espero que contribua com o setor de mineração de modo geral e para o Estado”, destacou o chefe da Divisão de Geologia do Instituto Água e Terra (IAT), Luciano Loyola, que participará da cerimônia de abertura do evento.

Serviço:

1º Workshop de Pesquisa Mineral & Mineração no Paraná

Local: Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) - Rua Carlos Pioli, 133 - Bom Retiro, Curitiba

Data: 4 a 6 (quarta a sexta-feira)

Credenciamento: Das 8h às 9h

Cerimônia de abertura: 9h

Ao vivo: transmissão online pelo canal TVSGBGOVB, no YouTube

GALERIA DE IMAGENS