O Instituto Água e Terra (IAT) decidiu nesta sexta-feira (27) fechar os parques estaduais Serra da Baitaca, Pico Paraná e Pico Marumbi neste fim de semana, tanto no sábado (28) quanto no domingo (29). A medida é preventiva e atende um pedido da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil em razão das condições climáticas na região.
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a previsão é de chuva intensa nas localidades próximas a Curitiba, por isso a necessidade de fechamento das três Unidades de Conservação (UCs) para os visitantes – os locais são bastante procurados por montanhistas e trilheiros.
- IAT abre eixo de atuação em pesquisas científicas após parceria técnica com a UEM
- IAT reabre viveiro florestal de Cascavel após danos causados por chuvas e tornado
O Parque Pico do Marumbi atravessa três municípios: Morretes, no Litoral, e Piraquara e Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba. A Serra da Baitaca também fica em Piraquara. E o Pico Paraná passa por Campina Grande do Sul e Antonina.
“Inicialmente o fechamento vale para o fim de semana, mas se o mau tempo continuar será prorrogado para segunda-feira (30), com a reabertura prevista para quarta-feira (2)”, explica a chefe dos parques estaduais Serra da Baitaca e Pico Paraná, Marina Rampim, reforçando que as chuvas trazem perigos para os visitantes em razão de aumentar a possibilidades de deslizamentos.