O Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria estadual do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), promoveu nesta quarta-feira (15) ações de conscientização sobre a restinga em Pontal do Paraná, no Litoral do Estado. As atividades aconteceram no estande oficial do Verão Maior Paraná, no balneário Shangri-lá, e contaram com exemplares de espécies nativas da vegetação, distribuição de folders informativos e práticas de educação ambiental, ressaltando a importância da flora para o meio ambiente.
As espécies em exposição foram a capotiguara (Blutaparon portulacoides), o carrapicho-de-praia (Acicarpha bonariensis) e a salsa-da-praia (Ipomoea pes-caprae).
O engenheiro florestal do IAT, Joberti Silva da Rocha, destacou a atenção que o Instituto, por meio da gerência de Restauração Ambiental, tem com o plantio das espécies nativas de restinga e também com a educação ambiental. “A restinga é um dos ecossistemas que mais sofre pressão. Nossa missão é estimular a população a saber a importância, preservar, e recuperar áreas de restinga”, afirmou.
Ele explicou que a restinga é um ecossistema costeiro fundamental na manutenção da qualidade da água do mar, além de servir como barreira física contra a erosão das praias e a ressaca da maré. “Tem impacto direto na qualidade das praias que temos no Paraná”, disse o engenheiro.
VALIOSA – As atividades agradaram aos veranistas. O marceneiro Orlando Beloto pôde aprender um pouco mais sobre a flora local. Ele aproveitou também para se divertir com a neta Maria Helena, de 7 anos. “A gente não sabe a importância que a restinga realmente tem, por isso é ação é muito valiosa. A partir disso começamos a preservar”, destacou.
Genivaldo Miguel Presidente é aposentado e morador de Pontal do Paraná há 15 anos. Ele frequenta a praia todos os dias e sempre aprecia a beleza e a importância das espécies nativas. “Tem que cuidar. Isso não é para mim, é para os meus netos e filhos”, disse.
- Sanepar intensifica trabalho de inspeção e vistorias do sistema de esgoto do Litoral
- Com fiscalização, número de multas por crimes ambientais na Mata Atlântica cresceu em 2024
PARANÁ MAIS VERDE – Reestruturar as áreas de restinga é um dos pilares do programa de educação ambiental Paraná Mais Verde, lançado pela secretaria estadual do Desenvolvimento Sustentável em 2019. O objetivo é despertar a consciência ambiental e aliar desenvolvimento ambiental, econômico e social.
O projeto conta com as seguintes linhas de ação: Revitaliza Viveiros (modernização dos atuais 19 viveiros espalhados pelo Estado), Viveiros Socioambientais (distribuição de mudas), Incentivo a Espécies Ameaçadas de Extinção, Datas Comemorativas (plantio de mudas de espécies nativas), Parques Urbanos e Poliniza Paraná.
VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verao. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.